Dr William I Cohen fala sobre Síndrome de Down

Descrição do logotipo: palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja.
Descrição do logotipo: palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja.

cohen

Fui ontem a uma palestra com o Dr William I Cohen, Chefe do Centro de Síndrome de Down do Hospital de Crianças de Pittsburgh. Ele é pediatra do desenvolvimento e terapeuta familiar, e tem quase 20 anos de experiência com pessoas com síndrome de Down. A palestra, organizada pela National Down Syndrome Society, aconteceu em um teatro em Nova York.

Ele falou sobre as pesquisas científicas desenvolvidas pelo Dr Mobley, de Stanford e Dr Reeves, de Johns Hopkins, ambas sobre as diferenças no cérebro das pessoas com síndrome de Down, procurando intervenções que possam melhorar a cognição e a memória.

Disse para os pais terem cautela com o protocolo Changing Minds, ressaltando que a cada 10 anos aparece um tratamento milagroso que depois é descartado pelas pesquisas. Sobre o vídeo, em que uma moça com SD aparece, ele diz que ela possivelmente tinha sintomas de depressão, por isso o Prozac fez efeito.

Anunciou que a Academa Americana de Pediatria está revisando o Protocolo de Atenção à saúde de crianças com síndrome de Down, como recomendações apenas baseadas em evidências, o que deve ficar pronto em 2009.

Recomendou o livro de Terri Couwenhoven, uma mãe e educadora sexual: “Teaching Children with Down Syndrome about their bodies, boundaries and sexuality”, “Ensinando crianças com síndrome de Down sobre seus corpos, limites e sexualidade”, 2007, Woodbine House.

A apresentação foi gravada e em breve estará disponível no site da NDSS. Por enquanto, o primeiro programa desta série educacional, como o Dr Roger Reeves, pode ser visto no link abaixo.

http://ndss.org/index.php?option=com_content&view=article&id=157%3Ahigher-education&catid=57%3Aeducation-series&limitstart=3

Patricia Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *