VII Seminário da Diversidade Cultural recebe inscrições gratuitas

VII Seminário da Diversidade Cultural - um emaranhado de fios coloridos

Estão abertas as inscrições gratuitas para o VII Seminário da Diversidade Cultural que acontecerá no período de 21 a 23 de maio, no Memorial Minas Gerais Vale. Organizado desde 2005 pelo Observatório da Diversidade Cultural (ODC), o Seminário tem como objetivo discutir os temas ligados à diversidade – especialmente relacionados às políticas públicas e implementação da Convenção da UNESCO – assim como expandir e desenvolver abordagens transversais. O evento é realizado pelo ODC, Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural e Midiática (CNPq) e Programa de Pós-graduação em Comunicação (PUC Minas), com o patrocínio da Vale.

A programação problematiza os desafios das políticas de proteção e promoção da diversidade cultural, em cenário marcado pela centralidade dos processos sociocomunicacionais e movimentos sociais, organizados no âmbito das redes sociotécnicas contemporâneas. O debate confronta, assim, as diretrizes da Convenção da Unesco e sua efetividade, no plano das disputas políticas desenvolvidas por indivíduos e instituições, em ambiência sociocomunicacional caracterizada pela intensificação dos cruzamentos e trocas culturais, bem como por crescentes tensões e desigualdades econômicas e sociais.

Em sua sétima edição, o Seminário reafirma-se como espaço de encontro para ampliação e aprofundamento das reflexões sobre as realidades e os processos de proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. A intenção é que a programação e a divulgação de seus resultados – com o posterior lançamento de livro, reunindo artigos dos debatedores sobre os temas da programação – ampliem as perspectivas de alinhamento e atuação conjunta de instituições públicas e organizações da sociedade civil, frente aos desafios para construção de uma sociedade plural.

O VII Seminário das Diversidade Cultural conta com a parceria do Programa multidisciplinar de pós-graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), Rede U-40 Brasil e Memorial Minas Gerais Vale. O evento tem o apoio do Instituto Itaú Cultural, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Ministério da Cultura e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Durante os encontros serão debatidos os seguintes temas: Diversidade cultural e o campo do audiovisual; Movimentos, ocupações e ressignificações urbanas e digitais: pluralizando a cultura e a cidade; Recombinações e reconfigurações no campo midiático: espaços públicos e individualidades; Atualidade da Agenda 21 e a diversidade cultural nas cidades. A programação oferece ainda os minicursos: Pesquisar a diversidade cultural: desafios metodológicos; A Convenção da Unesco na atualidade.

O seminário reúne agentes, gestores e produtores culturais; pesquisadores; cientistas sociais; profissionais da comunicação, cinema e artes visuais; estudantes; educadores; artistas, grupos, coletivos e animadores culturais; bem como interessados em debater assuntos ligados à proteção e promoção da diversidade cultural. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível no site www.observatoriodadiversidade.org.br. As vagas são limitadas e as inscrições estão sujeitas à capacidade do local.

Mais informações e programação, clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *