Fortaleza. A terapia que utiliza cavalos para ajudar crianças e adultos com algum tipo de doença ou estresse será discutida, pela primeira vez, em um evento com conteúdos teórico e prático. É a I Jornada Cearense de Equoterapia, que será realizada hoje e amanhã na Associação dos Pais e Amigos dos Execpcionais (Apae) de Maranguape.
Profissionais e acadêmicos de Medicina, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Veterinária e Zootecnia compõem o público-alvo do evento.
A programação começará hoje às 18h, com aulas teóricas sobre histórico, conceitos e benefícios da técnica, bem como a atuação de cada profissional dentro da equipe multidisciplinar necessária para a realizar as sessões de equoterapia. Amanhã, as aulas continuarão com teoria e prática de equitação e demonstrativo de uma sessão de equoterapia com uma criança com paralisia cerebral.
Apesar de também ser indicada para pessoas apaixonadas por animal, a Equoterapia é um tratamento médico complementar que melhora os desenvolvimentos físico e emocional. Alguns dos usos mais freqüentes são em crianças hiperativas, deficientes ou com Síndrome de Down. Para todos, é preciso avaliação médica anterior. Segundo a coordenadora da I Jornada e fisioterapeuta da Apae, Katiuscia Barbosa da Silva, um dos grandes ganhos se dá pela semelhança entre os movimentos do homem e do cavalo.
A fisioterapeuta também coordena o Centro de Equoterapia Doutor Parente, que atende a crianças carentes em Maranguape. Eles buscam apoio para passar a atender todas as 93 crianças da Apae, em vez das 20 atuais.
Mais informações:
Jornada Cearense de Equoterapia
(85) 8657.7500
Apae Maranguape
(85) 3341.4191
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=599550