Quarto programa da série mostra os benefícios para a sociedade da inclusão de pessoas com deficiência
Este sábado (20/12), às 10h (horário de Brasília), a TV Cultura apresenta o terceiro programa da série Vida em Movimento, que mostra e valoriza a capacidade e o potencial de pessoas com deficiência.
O programa Vida em Movimento, que tem mais 4 episódios, trata de atividades físicas, educação, trabalho, esportes adaptados, recreação, acessibilidade e tecnologias assistivas, do ponto de vista da inclusão. Apresentado por Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos e que tem deficiência visual, mostra que a inclusão está nas ruas, nos ônibus com piso rebaixado, no aumento de números das vagas reservadas nos estacionamentos, nas estatísticas que mostram aumento de matrículas de criança e jovens com deficiência no ensino regular, no número crescente de trabalhadores com deficiência admitidos nas empresas.
Vida em Movimento é adaptado de uma série de vídeos produzidos pelo Departamento Nacional do SESI (Serviço Social da Indústria) e CNI (Confederação Nacional da Indústria) e realizado em parceria com o Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, tendo como base o projeto da socióloga Marta Gil.
O programa, que ocupa 30 minutos na grade da TV Cultura, conta com janela de Libras (língua brasileira de sinais) e com um recurso ainda pouco conhecido no país, a audiodescrição – em que um locutor narra às pessoas com deficiência visual detalhes do conteúdo quando não há narração ou pessoas falando, apenas imagens.
O programa deste sábado traz 4 vídeos, todos sobre esportes adaptados:
Golbol
Esta modalidade foi criada especialmente para pessoa com deficiência visual, na Europa, em 1946, após Segunda Guerra Mundial, para entreter os combatentes que ficaram cegos. Esse é o primeiro esporte para pessoas com deficiência visual que não derivou de adaptações de outros esportes, como por exemplo, o futebol para cegos (ou futebol de cinco).
O golbol desenvolve as percepções auditivas e táteis, juntando duas paixões nacionais, bola e gol. O golbol é inclusivo; a venda garante igualdade de condições, como explica Mariana Gomes, mestranda em Educação Física.
Voleibol
Considerado o segundo esporte mais popular do mundo, tem variações, como o vôlei de praia e o sentado. Este último foi criado na Holanda em 1956 e é inclusivo, podendo ser praticado por pessoas com e sem deficiência, como explica Ronaldo de Oliveira, técnico de vôlei sentado do SESI.
Maria Elisabete Furtado, biomédica e que não tem deficiência, aderiu integralmente a esta modalidade, justamente pela interação que proporciona. Vagner da Silva, professor de Educação Física que adquiriu uma deficiência, diz que graças ao vôlei sentado encontrou “força para tocar o barco prá frente”.
Handebol
O handebol em cadeira de rodas é uma modalidade esportiva ainda muito recente e, portanto, praticada em poucos países; o Brasil está entre eles.
O esporte desenvolve agilidade e espírito de equipe. Décio Calegari, professor de Educação Física da UNIMAR (Toledo, PR), explica como o handebol começou.
As adaptações foram poucas. O diferencial é o domínio da cadeira, os fundamentos são praticamente os mesmos.
Basquete
O basquete é um jogo dinâmico que exige raciocínio, pontaria e preparo físico; pode ser jogado também em cadeira de rodas que, segundo Thiago Gorgatti, Coordenador de Esportes da ADD – Associação Desportiva para Deficientes, de São Paulo, não muda muito em relação ao basquete convencional.
Expedito Lima, atleta da seleção brasileira conta como sua vida mudou para melhor, graças ao basquete. Outros jogadores falam da transferência das habilidades adquiridas na quadra para suas vidas diárias, assim como a diferença de atitude, de ânimo, de desempenho. Todos dizem que o esporte elimina o preconceito, a começar pela própria pessoa com deficiência.
Diferentemente do que muitos possam pensar, a atração tem como meta atingir todo tipo de telespectador, e não apenas aqueles com deficiências. Segundo Gabriel Prioli, Coordenador de Conteúdo e Qualidade da Fundação Padre Anchieta, “todos devem ser informados de que a atividade física é possível e recomendável para pessoas com deficiência, sempre de forma inclusiva, seja nas aulas de Educação Física, seja nos esportes adaptados. O processo de inclusão veio para ficar. É exatamente isso que queremos mostrar aos nossos telespectadores”, disse.
O Programa Vida em Movimento, parceria da TV Cultura com o SESI, contou também com o apoio da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que deu orientações sobre aspectos do conteúdo e da linguagem utilizada em cada edição.
Sobre o Amankay e Marta Gil
A série Vida em Movimento nasceu de parceria entre o Departamento Nacional do SESI e o Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas (www.amankay.org.br), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Criado em 1989, o Amankay tem como Missão institucional a produção e a disseminação de materiais que promovam a inclusão social e a qualidade de vida de segmentos sociais vulneráveis (Pessoas com Deficiência, jovens moradores em bairros periféricos, egressos do sistema penitenciário e outros), através da democratização do acesso à Informação e da atuação em rede.
Sua atual Coordenadora Executiva é Marta Gil, que foi coordenadora da Rede SACI (Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação), projeto da USP – Universidade de São Paulo, consultora da equipe de Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo do Banco Mundial, dentre outras funções. É responsável pela organização de livros sobre a inclusão no Trabalho e na Educação. Atualmente, é consultora na área da Deficiência e Diretora da Casa de Vital Brazil.
Serviço:
Vida em Movimento
Periodicidade: Semanal – Sábado, às 10h (horário de Brasília)
Classificação indicativa: Livre
Duração: 30 minutos
Possui janela de Libras e audiodescrição
Apresentação do Programa: Dudu Braga
Apresentação dos vídeos: Willian Coelho (Billy)
Direção: Eduardo Ramos Quirino
Audiodescrição: Lívia Motta
Gravação da audiodescrição e apoio: Instituto Vivo e Estúdio Laramara
Gerência de Comunicação Corporativa da Fundação Padre Anchieta
(11) 2182-3267/ 3268/ 3281/ 3282