Após o sucesso do Congresso Aprender Criança 2014, que contou com 1.019 participantes de 121 cidades e 17 estados Brasileiros, além de 5 palestrantes internacionais e 28 nacionais, estamos de volta com a grata satisfação de lançar oficialmente na plataforma da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA a nossa CARTILHA DA INCLUSÃO ESCOLAR – Inclusão Baseada em Evidências Científicas, agora disponível para download gratuito pelo site da Comunidade e das 17 associações e grupos de estudo que deram sua chancela ao documento.
Esperamos que o leitor vivencie nas páginas da “Cartilha da Inclusão Escolar” a experiência única de transitar nas fronteiras entre as Neurociências e a Educação com conhecimentos de vanguarda e em terreno pavimentado pelas evidências científicas atuais. O paradigma de inclusão escolar adotado em nossa CARTILHA não se restringe à criança com deficiência, nem tampouco, de forma mais ampla, àquelas com necessidades educacionais especiais, mas contempla toda criança, em sua vasta diversidade de habilidades e dificuldades.
Assim, além dos capítulos com recomendações gerais e específicas de inclusão, o leitor encontrará um capítulo com os princípios e práticas da Neurociência da Educação, uma nova área do conhecimento cujo objeto de estudo é “a arte cientificamente fundamentada de ensinar”. Outro objetivo da Cartilha foi prover recomendações objetivas e passíveis de implantação na diversidade da realidade das escolas Brasileiras.
Para tanto, as recomendações foram discutidas em grupos focais de profissionais da Educação, resultando em um projeto de escola inclusiva disposto em um dos capítulos, com suas etapas de implantação e ferramentas de auditoria e monitoramento. Temos certeza que a leitura proporcionará muitos insights, “compreensão repentina e intuitiva de suas próprias atitudes e comportamentos, realidade, problema ou situação”, na mesma intensidade que os proporcionou à equipe de trabalho.