Autismo: recursos tecnológicos para inclusão educacional e social

Fita feita de quebra-cabeças coloridos - símbolo do autismo

Na semana do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o ciclo de palestras Terças Tecnológicas do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) apresenta, na próxima terça-feira (31/03), às 14h30, a palestra Autismo e recursos tecnológicos para inclusão educacional e social. Os palestrantes são a psicopedagoga Bianca Fonseca, sócia da empresa Movimento Uniforme Reeducação Cognitivo-motora Ltda., incubada do INT, e o tecnologista Saul Mizrahi, da área de Engenharia de Avaliações e de Produção do Instituto e pesquisador do projeto Gestão Escolar para a Escola Inclusiva, parceiros no desenvolvimento de materiais didáticos que facilitam o processo de aprendizagem das pessoas com autismo.

Bianca Fonseca explica que “quanto mais cedo for detectado, antes de se cristalizar, o autismo tem mais chance de ser tratado e a criança de se desenvolver e tornar mais independente, comunicativo e sociável”. A psicopedagoga relata que, além da pré-disposição genética, o distúrbio também é acionado por um “gatilho ambiental”, como a contaminação das mães por níveis elevados de metal pesado, que pode ser prevenida com ações prévias de diagnóstico.

Em sua palestra, Bianca mostrará as ações desenvolvidas pela Movimento Uniforme, que incluem tanto a produção dos artefatos e softwares desenvolvidos em conjunto com o INT, como serviços de consultoria em adaptação curricular e ações relacionadas ao projetoImplantação de Rede de Atendimento e Capacitação dos Profissionais de Educação para Identificação Precoce e Intervenção com Crianças Autistas no RJ, apoiado pela Faperj.

Saul Eliahú Mizrahi, por sua vez, ressalta que “a tecnologia pode facilitar o aprendizado e ajudar a incluir no convívio social alunos com limitações psicomotoras, sendo prioritário concretizar políticas públicas e de formação de profissionais para lidar com esses alunos nas escolas”. Esse é o papel da Tecnologia Assistiva para Educação Inclusiva, que nomeia uma linha de pesquisa do INT, já responsável pela transferência de alguns produtos para a sociedade por meio do Projeto Gestão Escolar para a Escola Inclusiva, também apoiado pela Faperj. Coordenado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), o trabalho agrega colaboradores das universidades Federal Fluminense (UFF), Estácio de Sá (Unesa), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além da Movimento Uniforme, Autismo BH e das secretarias de educação dos municípios fluminenses de Niterói, São João de Meriti, Belford Roxo e Maricá.

“A integração com os parceiros é fundamental, pois é a partir da sua experiência junto com o público do projeto que desenvolvemos esses recursos pedagógicos; que são ainda avaliados em sala de aula pelos professores”, explica o pesquisador Saul Mizrahi.

O ciclo Terças Tecnológicas é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando projetos como esses, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia e seus parceiros. O objetivo do INT com o evento é estimular o debate e a interação entre tecnologistas e o público universitário e divulgar resultados de pesquisas e tecnologias inovadoras para a sociedade.

Serviço:

Terças Tecnológicas – 2015

Tema: Autismo e recursos tecnológicos para inclusão educacional e social

Data: 31 de março

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia (Av. Venezuela, 82 – Praça Mauá – Rio de Janeiro)

Inscrições gratuitas pelo email dcom@int.gov.br

Os inscritos receberão um certificado de participação

One Comment

  1. Gostaria muito de aprofundar neste assunto para fins acadêmicos,portanto poderiam me enviar materiais com embasamento teórico referente a este assunto?

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