RJ – Secretaria Especial de Turismo lança cursos para qualificar pessoas com deficiência

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=40224

A Prefeitura, através da Secretaria Especial de Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, lançou no dia 19 de maio (segunda-feira), no CIAD Mestre Candeia (Centro Integrado de Atenção ao Deficiente), o programa de qualificação profissional para portadores de necessidades especiais. Eles vão ser treinados para trabalhar na rede hoteleira e em restaurantes. O programa faz parte do convênio da Prefeitura com o Ministério do Turismo.

São oferecidas 200 vagas. Dessas, 100 já foram preenchidas. As inscrições podem ser feitas no próprio CIAD ou pelo telefone (21) 2242-7700 (ramal 218), das 9h às 16h, e vão até dia 30 de maio. O objetivo é capacitar profissionais para atender bem ao cliente, participar do processo de produção de alimentos e bebidas, ter noções de trabalho em equipe e da rotina administrativa de empresas turísticas.

O treinamento será feito pela instituição filantrópica Avape – Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (www.avape.org.br). Os cursos acontecem no Centro Integrado de Atenção ao Deficiente (CIAD), avenida Presidente Vargas, 1997, Centro, de segunda à sexta-feira, de manhã e à tarde.

Para participar é preciso apresentar laudo médico comprovando disfunções morotas, visão subnormal, redução auditiva ou que seja usuário de próteses e ter 18 anos e o Ensino Fundamental completo. Os cursos são técnicas para serviços de governança, técnicas de recreação e hotelaria, qualificação de garçons, recepção para meios de hospedagem e auxiliar de cozinha.

Participaram do evento o secretário especial de Turismo, Rubem Medina, a secretaria municipal da Pessoa com Deficiência, Leda Azevedo, e o secretário municipal do Trabalho, Marcos Medina.

“Este programa é de extrema importância para a cidade do Rio de Janeiro. Vamos juntar esforços para melhorar a vida de portadores de necessidades especiais, fazendo com que sejam inseridos no mercado de trabalho. A lei determina que pessoas com necessidades especiais sejam contratadas e estamos atuando para que estas pessoas se tornem especialistas no ramo do turismo. Com este programa, será possível capacitar as pessoas portadoras de deficiência, inseri-las no mercado de trabalho e criar mão-de-obra especializada no turismo”, afirmou o secretário Especial de Turismo, Rubem Medina.

A Secretária da Pessoa com Deficiência disse que o Rio é pioneiro na política de inclusão de deficientes.

“Essas vagas não são apenas para a capacitação, mas também para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, no ramo do turismo”, afirmou Leda de Azevedo.

“A Prefeitura está trabalhando com afinco para incluir deficientes físicos no mercado de trabalho. É uma honra trabalhar para este projeto”, disse Marcos Medina.


Free Hit Counter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *