A força democrática do projeto político pedagógico

Projeto político pedagógico - orientações para o gestor escolar entender, criar e revisar o PPP

Com o objetivo de auxiliar os gestores escolares na construção e na atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, a Comunidade Educativa Cedac, em parceria com a Editora Moderna e a Fundação Santillana, lançaram o livro: “Projeto Político Pedagógico: orientações para o gestor escolar entender, criar e revisar o PPP”.

O PPP é um documento obrigatório em todas as escolas da rede pública ou privada e deve conter, além de dados que caracterizam o colégio e a comunidade na qual está inserido, todas as missões e metas assumidas pela instituição, bem como os meios pretendidos para alcançá-las. “O regimento interno das escolas precisa ser pautado pelo PPP”, exemplifica Roberta Panico, coordenadora executiva do Cedac e uma das autoras da publicação.

Para Renata Sanches, gerente de serviços educacionais da Editora Moderna, a ideia de editar o material surgiu como forma de aproveitar a experiência da equipe da Comunidade Educativa Cedac com diferentes secretarias e escolas. Nesse contato muito próximo, se constatou que, apesar da existência do documento nas unidades escolares, ele não refletia a atuação da instituição ou as necessidades de mudanças. “As pessoas que elaboram o projeto, muitas vezes, o fazem de forma isolada, quando o mesmo prevê uma elaboração colaborativa”, explica Renata.

De acordo com Roberta, o livro é simples, objetivo e sem muita linguagem teórica. A finalidade é estabelecer um significado claro para que o gestor construa sentido sobre o PPP. Renata complementa e diz que o projeto visa dar um norte à direção dos colégios. “É uma leitura simples e rápida, que visa dar visibilidade ao PPP e a sua importância no planejamento e execução das ações dentro das unidades escolares”, declara.

O livro é estruturado em três partes. A primeira trata de introduzir o conceito de planejamento e de que modo isso se relaciona com a forma de fazer e realizar a gestão das escolas.

Em um segundo momento, o texto traz uma discussão sobre a diferença entre um PPP meramente formal e a vida real: “muitas vezes o ‘PPP’ real, que é o cotidiano da escola, não combina com o documento. Por isso, fazemos um convite aos diretores a visitar a unidade e fazer observações que permitam identificar o que acontece no dia-a-dia, de modo a discernir entre o projeto real e o que está formalizado, buscando ver se acontece uma conversa entre eles”.

Por fim, é apresentado um estudo de caso com o objetivo de exemplificar para o gestor como construir ou revisar o projeto, com destaque aos mecanismos que ele utilizará para promover o envolvimento dos pais, alunos, professores e funcionários. “Isso implica em uma nova forma de pensar a participação na escola, porque planejamos juntos, estamos compartilhando com a comunidade metas e princípios comuns”, reitera Roberta.

Leia um trecho
“[…] a potência de um PPP é registrar, orientar, estabelecer ações, metas, estratégias e desejos da vida social escolar. Deve ter necessariamente, como marco fundamental, a participação democrática (desejo de sociedade), o ser multicultural, a singularidade e respeitar as multiplicidades humanas que convivem no complexo ambiente de aprendizagem – a escola. Por exemplo, é incoerente que os alunos de uma instituição não tenham nenhuma participação e não possam se posicionar diante das decisões e das regras escolares e o texto do PPP tenha como princípio e objetivos a formação de alunos críticos e participativos.

A qualidade da Educação será alcançada na medida em que a comunidade escolar se comprometer com suas escolhas, pensando-as de maneira ética, projetadas para superar desafios e ampliar o conhecimento sobre os problemas públicos e sociais vividos pela comunidade escolar. Só assim a escola continuará cumprindo seu importante papel de ser um ambiente de exercício da vida social.”

Serviço

O livro Projeto Político Pedagógico: Orientações para o gestor escolar entender, criar e revisar o PPP será distribuído em âmbito nacional para escolas públicas e secretarias de Educação. Além disso, a versão digital da obra está disponível gratuitamente para download no site da Editora Moderna, da Fundação Santillana e da Comunidade Educativa CEDAC.

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