O livro Os Heróis e o espírito esportivo, da escritora Bia Monteiro, lançado pela Editora Evoluir, é uma excelente leitura para nos situar diante dos jogos e sua importância para os povos e para nosso país, que estará sediando o evento. Como sabemos, os Jogos ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro, que vem se preparando há 4 anos para este evento que vai chamar a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo. Esta é a primeira vez que o Brasil sediará os Jogos Olímpicos. Serão mais de 200 países disputando 306 provas durante 19 dias de competição no mês de agosto.
Os Jogos Olímpicos tiveram origem na cidade de Olympia, na Grécia Antiga, local onde se realizavam competições de diversas modalidades esportivas. Eram realizados em homenagem aos deuses e os ganhadores voltavam para as suas cidades exaltados como heróis.
Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna foram realizados em Atenas, em 1896. Participaram 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.
Frequentemente se utiliza o termo Olimpíada para designar os jogos. Entretanto, o sentido da palavra Olimpíadas é o período de quatro anos compreendido entre uma edição e outra. Ou seja, é tempo e não acontecimento. Os Jogos Olímpicos ocorrem a cada quatro anos e reúnem atletas de quase todos os países do mundo.
Os Jogos Paraolímpicos foram criados para a participação de atletas com algum tipo de deficiência física ou mental. Eles começaram em 1948, com alguns soldados atletas sobreviventes da Segunda Guerra Mundial que possuíam lesões na medula. Em pouco tempo o número de participantes cresceu e o evento tornou-se internacional. Os primeiros Jogos Paraolímpicos aconteceram em Roma, em 1960. Mas só em 19 de junho de 2001 é que foram oficialmente reconhecidos.
O símbolo das Olimpíadas é composto por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes: Oceania(verde), Ásia(amarelo),África (preto) Ásia (amarelo), Europa (azul) e América (vermelho).
O logotipo do Comitê Paraolímpico Internacional é constituído de três cores: vermelho, azul, verde, que simbolizam mente, corpo e espírito, respectivamente.