Empresa aposta em produtos que unem moda, tecnologia e inclusão social
Na vanguarda de produtos que unem moda, tecnologia e inclusão, a Haco reafirma sua preocupação com questões de responsabilidade social e lança linha de etiquetas com inscrições em Braille. A idéia surgiu a partir de um trabalho em conjunto com grupos de deficientes visuais, quando foi identificada a carência de produtos que facilitem o acesso destas pessoas ao universo da moda.
Conforme o último censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 16,5 milhões de deficientes visuais, sendo 160 mil com perda total de visão. Para a concepção da linha, a Haco desenvolveu ampla pesquisa sobre o universo dessa deficiência, chegando a três produtos indicados para receber as inscrições em Braille, de acordo com suas propriedades de leitura.
A nova tecnologia possibilita que as marcas das grifes sejam vistas e sentidas por meio de uma nova linguagem da moda. “De olhos fechados enxergamos o mundo de uma forma diferente. Sentimos o ambiente em que vivemos imaginando todas as coisas ao nosso redor. Assim vivem deficientes visuais, que conhecem e se interessam por todos os aspectos da vida social”, explica Joanna Conrad Lowndes Furtado, diretora da Haco.
A linha é lançada exatamente no ano que marca as comemorações do bicentenário de nascimento do francês Louis Braille, inventor do sistema de escrita homônimo. Nascido em Coupvray, pequena aldeia a leste de Paris, em 4 de janeiro de 1809, Braille ficou cego aos três anos de idade, quanto feriu o olho esquerdo em acidente na oficina do pai. A infecção se espalhou e ele perdeu a visão dos dois olhos. Nos anos seguintes, dedicou-se ao desenvolvimento de um sistema de leitura e escrita para pessoas com deficiência visual, apresentando sua versão final em 1837.
Mais do que um diferencial para grifes que procuram se destacar no mercado, as etiquetas em Braille representam uma forma importante de inclusão social. Para auxiliar no desenvolvimento dos produtos, a Haco lançou o hotsite www.haco.com.br/braille, com informações sobre o alfabeto Braille e das etiquetas.
Fonte: Pauta Social – http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=24042