Tema será apresentado pela fundadora do Texas Ranch, Elizabeth Melani, no dia 3 de junho
A prática do esporte para pessoas com deficiências faz uma grande diferença na vida delas. Seja por melhorar a condição cardiovascular, aumentar a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio ou até a oportunidade de sociabilização, melhorando a autoconfiança e elevando a autoestima do praticante. Este é o tema da palestra no dia 3 de junho, a partir das 10h, que será proferida pela responsável pela Associação de Equoterapia Educacional Texas Ranch, Elizabeth Melani, durante a Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech). Este é o sétimo ano em que a instituição marca presença no evento, mas desta vez, com enfoque para o trabalho que a ONG desenvolve voltado a equoterapia paraesportiva.
O esporte adaptado faz parte do cotidiano do Texas Ranch desde 2015, com a participação em campeonatos de salto iniciante na Hípica Manège Alphaville, em Santana de Parnaíba, na grande São Paulo e também de etapas pela Federação Paulista de Hipismo (FPH). De lá para cá, fisioterapeutas, psicólogas, instrutores e pais e familiares dos alunos que frequentam os treinos de salto e três tambores, perceberam significativas melhoras nos pacientes. “Alcançamos resultados comprovados em ganhos físicos e motores, além da melhora no desenvolvimento psicossocial deles. Atualmente temos 5 crianças que participam frequentemente das competições e elas já conquistaram medalhas e troféus, fora e dentro das pistas”, aponta Elizabeth.
Nas pistas da entidade, que fica localizada em Itapecerica da Serra, grande São Paulo, as aulas são voltadas especialmente para crianças e adolescentes a partir dos três anos de idade com deficiências diversas, como: Síndrome de Rett, Síndrome de Down, Síndrome de Aspert, Autismo e até na reversão de efeitos causados por Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou no tratamento de casos de hiperatividade de déficits de atenção. Após uma avaliação e as qualificações exigidas, os alunos passam para os atendimentos paraesportivos. Todos os casos são avaliados e acompanhados por equipe formada por psicóloga, fisioterapeuta, psicopedagoga, fonoaudióloga e instrutor de equitação.
Mais informações: http://www.equoterapiatexasranch.com.br ou pelo telefone (11) 4667-9980.
SERVIÇO
REATECH – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Datas e horários:
1 e 2 de junho de 2017 – 13h às 20h
3 e 4 de junho de 2017 – 10h às 19h
Local: São Paulo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP
Entrada franca
One Comment