Consultoria para acessibilidade criativa é lançada na Reatech

sobre fundo azul rosado em letras brancas - Inclusao - depende de todos nos. simbolos de idoso de bengala, cego com bengala, mulher, cadeirante e homem.

Sondery: primeira consultoria para acessibilidade criativa é lançada em São Paulo durante a Reatech

E se as pessoas percebessem que acessibilidade e criatividade não são excludentes?

A publicitária Ana Clara Schneider sempre se incomodou com a disparidade na qualidade dos trabalhos feitos para produtos versus aqueles feitos para causas. Apaixonada por inclusão e acessibilidade, ela acaba de lançar a Sondery Creative Accessibility – uma consultoria para acessibilidade criativa cujo objetivo é criar soluções para o mercado de comunicação que sejam criativas como a publicidade espera que elas sejam, e acessíveis como as pessoas com deficiência gostariam que elas fossem.

A Sondery será apresentada oficialmente ao mercado durante a Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação), entre os dias 1 e 4 de junho – estande 155, rua 100  (http://reatech.tmp.br/17/planta/reatech.pdf).

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Situações de consumo podem e devem ser acessíveis

De acordo com o IBGE, o Brasil possui cerca de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência intelectual, motora, visual ou auditiva. Isso significa 24% da população, ou seja, um contingente de consumidores para produtos e serviços, sendo a grande maioria (86%) das classes A, B e C. A Sondery chega para garantir o empoderamento, ampliar a representatividade e promover a inclusão (social e econômica) dessas pessoas com deficiência (PCD) por meio da criação de situações de consumo acessíveis: sejam elas de produtos, serviços ou conteúdos. “Trabalhando e conhecendo gente de agências de publicidade, eu aprendi que é possível fazer tudo — ou quase tudo — ser realidade” garante Ana Clara. Segundo ela, a publicidade pode sim ter uma responsabilidade social, pois ela tem o poder e a capacidade pra isso.

A Sondery aposta na parceria com o cliente desde o momento zero dos projetos, ajudando empresas e agências a desenvolver ideias, acompanhar o desenvolvimento e dar consultoria em todos os projetos de comunicação no universo PCD. “Apesar de muitas barreiras para a inclusão serem estruturais, a principal delas é referente à atitude”. Hoje, a consultoria já conta com dois clientes atendidos: a agência Y&R e o a plataforma 99Jobs. “Aqui na 99jobs percebemos que cada vez mais as empresas estão preocupadas com questões de diversidade e inclusão, e buscamos a ajuda da Sondery para nos apoiar com o tema PCD. A parceria foi muito bacana. A Ana Clara se mostrava sempre muito disponível e aberta para pensar em uma solução que fizesse sentido para o que a gente precisava e no final o resultado ficou bem legal”, conta Lívia Parra, da 99 Jobs.

Transformação é caminho sem volta

“Entender e aceitar as diferenças é um caminho necessário e sem volta. Nesse contexto as marcas – e suas mensagens – podem atuar como agentes de transformação” garante Ana Clara Schneider. E essa transformação começa na própria Sondery.

A equipe é (e sempre será) formada por profissionais que acreditem nisso. Um dos integrantes é Caio Miranda, designer digital e pesquisador assíduo em técnicas de acessibilidade dentro de todas as manifestações de marcas, tanto no ambiente físico quanto digital. Devido à convivência com seu pai, que era tetraplégico, teve contato com o mundo das pessoas com deficiência, o que ajudou a formar o interesse pela acessibilidade e aplicá-la em seu trabalho como designer.

Além disso, para promover a crença da empresa, a Sondery utiliza não só os recursos de acessibilidade, como também parcerias estratégicas para a produção de seu conteúdo. Os primeiros são os fotógrafos João Maia (deficiente visual) e Maria Rita de Oliveira (deficiente auditiva). Autores das fotos do head banner, por exemplo. “Por que usar uma foto de banco de imagens, sem qualquer relação com a minha filosofia, e que muito provavelmente trará uma imagem até estereotipada, se posso aproveitar o espaço para revelar novos profissionais do ramo?” conclui Ana Clara.

O leque de serviços da Sondery inclui, além da consultoria:

  • Pesquisas qualitativas para descobrir comportamento e hábitos de consumo das pessoas com deficiência, além de dificuldades e especificidades com questões adaptadas para o que o projeto necessita.
  • Serviço de adaptação de conteúdo das redes sociais seguindo os processos e diretrizes corretas, feitos por uma equipe profissional e especializada.
  • Palestras para empresas mostrando um pouco da diversidade com ênfase no público PCD.
  • Workshop para capacitar as equipes e produtores de conteúdo com noções básicas dos recursos de acessibilidade existentes, suas diferenças, semelhanças e complexidades. Um aprofundamento maior no recurso de áudio-descrição, suas diretrizes e boas práticas.

Para saber mais sobre a Sondery

http://sondery.com.br/wp/

https://www.linkedin.com/in/ana-clara-schneider-4a6a1052/

https://www.youtube.com/watch?v=5hH5hFxr7AA

Mais Informações para a imprensa

Ana Clara Schneider

Fone: (11) 99187-8399

Email: anaclara@sondery.com.br

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