O conceito de cidadania tem evoluído ao longo do tempo. Historicamente, a cidadania não se estendia a todos – por exemplo, apenas homens ou quem possuía propriedades podiam ser cidadãos.1 Durante o século passado, passou-se gradualmente a uma compreensão mais abrangente da cidadania, sob a influência do desenvolvimento dos direitos civis, políticos e sociais. Atualmente, as noções de cidadania nacional variam de país para país, refletindo, assim, diferenças de contexto político e histórico, entre outros fatores.
Um mundo cada vez mais globalizado levanta questões sobre o que constitui uma cidadania significativa e suas dimensões globais. Embora a noção de cidadania para além do Estado-nação não seja nova, as mudanças no contexto global (como o estabelecimento de convenções e tratados internacionais; o crescimento de organizações, empresas transnacionais e movimentos da sociedade civil e o desenvolvimento de marcos internacionais de direitos humanos) têm implicações importantes para a cidadania global. Vale ressaltar que existem diferentes abordagens ao conceito de cidadania global, como em que medida ela amplia e complementa a cidadania tradicional, definida em termos de Estado-nação, ou em que medida ela compete com a cidadania tradicional.
A cidadania global refere-se ao sentimento de pertencer a uma comunidade mais ampla e a uma humanidade comum. Ela enfatiza a interdependência e a interconexão política, econômica, social e cultural entre os níveis local, nacional e global.
Esta publicação é o primeiro guia pedagógico da UNESCO a esse respeito. É o resultado de um extenso processo de pesquisa e consulta com especialistas de diferentes partes do mundo. O guia se inspira na publicação da UNESCO “Educação Global para a cidadania: preparando alunos para os desafios do século XXI” e as conclusões de três eventos importantes da UNESCO sobre educação para a cidadania global: a Consulta Técnica sobre Educação para a Cidadania Global (setembro de 2013) e o Primeiro e o Segundo Fóruns da UNESCO sobre Educação para a Cidadania Global, realizados em dezembro de 2013 e janeiro de 2015, respectivamente. Antes de ser finalizado, o guia foi testado em campo por pessoas ligadas à área da educação em países selecionados de todas as regiões para garantir sua relevância em diferentes contextos geográficos e socioculturais.”