Minuto da inclusão – Programas 576, 577 e 578

minuto_da_inclusao
Na imagem, logotipo do Minuto da Inclusão: um relógio simulando uma pessoa de braços abertos contornada por um círculo incompleto.

Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre os links e aguarde
o player ser exibido na janela popup.

Programa 576 – Acessibilidade Física é um direito de todos

Olá Brasil!
Acessibilidade física representa o direito que todas as pessoas possuem de se deslocar por todo e qualquer lugar. Para isso, são fundamentais guias rebaixadas, vagas de estacionamento reservadas, prédios com elevadores, rampas e banheiros acessíveis, entre outras coisas. Porém, em muitas cidades brasileiras a dificuldade é ainda maior porque as ruas nem sempre são pavimentadas e com calçadas. Nesses locais, o conceito ideal de acessibilidade pode parecer muito distante de ser alcançado, mas isso não significa que as pessoas com deficiência percam o seu direito. O único jeito de enfrentar essa situação é a organização da comunidade, das pessoas com deficiência, para exigir e cobrar do poder público as melhorias que vão favorecer a qualidade de vida de todos. O inacessível é inaceitável!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Programa 577 – Educação Inclusiva x Educação Especial

Olá Brasil!
Vamos contar um pouco de história.
Até a década de 80, a escola seguia o modelo da integração, ou seja, aceitava somente alunos que tivessem condições de acompanhar os métodos de ensino e o ritmo de aprendizagem da maioria das crianças e jovens. A deficiência era considerada um problema que estava na pessoa. Assim, era ela que precisava se enquadrar aos padrões estabelecidos. Os que não estivessem prontos para a escola regular eram encaminhados para uma classe ou escola especial. A partir dos anos 90 esse modelo começou a ser questionado e o conceito de inclusão passou a ganhar força. Hoje, o tema ainda gera muita polêmica, mas os conceitos e referências já mudaram e estão dando impulso para a formação desses alunos em escolas comuns. A educação é um direito de todos.
Tuca Munhoz para o Minuuto da Inclusão.

Programa 578 – Pobreza e Deficiência

Olá Brasil!
A pobreza é a privação do acesso a recursos e oportunidades a que todos os seres humanos têm direito. Todos devem ter acesso a educação, a serviços de saúde e ao transporte público, entre outros. No caso das pessoas com deficiência o acesso a esses direitos básicos é também muito importante. Sem educação e capacitação profissional, as pessoas com deficiência não têm oportunidade de participar do mercado de trabalho e desse modo permanecem na pobreza. Somente a educação e o acesso ao trabalho podem fazer com que as pessoas com deficiência conquistem meios para a sua independência e um espaço maior na sociedade. A participação social plena, com igualdade de direitos, diminui o preconceito, tanto contra as pessoas com deficiência quanto contra outras minorias como, por exemplo, negros e homossexuais. Por isso, todas as iniciativas que combatem a pobreza são importantes para a inclusão social das pessoas com deficiência. Falaremos mais sobre isso nos próximos programas.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *