A Linguagem Simples é um recurso
para facilitar o acesso à informação
para pessoas com deficiência
ou dificuldade de leitura.
Palestra com Patricia Almeida sobre Linguagem Simples – Secretaria da Pessoa com Deficiência do Município do Rio de Janeiro
Apresentação exibida:
Guia Linguagem Simples – Todo mundo tem direito de entender – Patricia Almeida
http://www.inclusive.org.br/wp-content/uploads/Guia-Linguagem-Simples-Todo-mundo-tem-direito-de-entender-Patricia-Almeida.pdf
Palestra com Cecilia Quental sobre Design Simples oferecido para a Secretaria da Pessoa com Deficiência do Município do Rio de Janeiro
Apresentação exibida: Design-simples
http://www.inclusive.org.br/wp-content/uploads/design-simples.pdf
Dicas rápidas – Linguagem fácil
Guia Linguagem Simples – Todo mundo tem direito de entender – Patricia Almeida
Definição ISO/IEC DIS 23859-1
Linguagem Fácil
Variedade linguística na qual
um conjunto de recomendações sobre
- redação,
- estrutura,
- design e
- avaliação
são aplicados
para tornar as informações acessíveis
a pessoas com dificuldades de compreensão de leitura
por qualquer motivo.
https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso-iec:23859:-1:dis:ed-1:v1:en
Este é um texto de apoio para o curso “Acessibilidade, barreiras e capacitismo”, 12/4/21, no SESC São Paulo.
Linguagem simples (ou Linguagem Fácil): comunicação para a Inclusão e a Cidadania
Patrícia Almeida
- O que é este recurso?
Linguagem Fácil é uma metodologia para a criação de textos compreensíveis para pessoas com dificuldade de leitura.
Existem muitas pessoas que têm dificuldade para compreender textos
Por exemplo:
- pessoas com deficiência intelectual
- idosos
- pessoas com dislexia
- imigrantes recentes.
Essas pessoas precisam de textos fáceis de ler que sigam algumas regras específicas chamadas diretrizes.
Por exemplo, um texto fácil de ler usa frases simples e palavras comuns.
Como um texto em Linguagem Fácil é criado?
Existem três funções na criação de um texto fácil de ler:
Escritores: escrevem os textos seguindo as normas de redação.
Validadores: são pessoas com dificuldades de leitura que verificam se os textos são fáceis de entender.
Facilitadores: são apoiadores que ajudam os validadores a organizar e desenvolver seu trabalho.
Fonte: https://transmediacatalonia.uab.cat/easit/
Roda de Conversa sobre Comunicação Simples
com Patricia Almeida,
no Instituto Federal Brasileiro, Campus Brasília,
organizada pelo NAPNE,
em 18/6/2021.
https://www.youtube.com/watch?v=sbFydurjNBI
Linguagem simples o que é e quais os aspectos positivos de sua utilização?
com Patricia Almeida,
no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Joinville/SC
https://www.facebook.com/ajidevi.03/videos/196064968937875/
No Brasil
Jornalista Heloisa Fischer
2018 – Livro: Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania. Rio de Janeiro: Com Clareza, 2018.
Comunica Simples https://comunicasimples.com.br/
2021 – Dissertação de mestrado de Heloisa Fischer:
“Impactos da Linguagem Simples na compreensibilidade de serviços públicos digitais: o caso de um benefício do INSS”.
A dissertação foi no Programa de Pós-Graduação em Design na PUC-Rio.
Link para acessar o arquivo pdf completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53277@1
Direitos das Pessoas com Deficiência – Seminário: Comunicação Simples – 26/09/19
Requerimento nº 34/2019 – Deputada Erika Kokay e Deputado Pedro Augusto Bezerra.
Convidados:
Patrícia Almeida, ativista do Movimento Down e criadora do Gadim Brasil – Aliança Global Para Inclusão da Deficiência na Mídia e no Entretenimento;
Heloisa Fischer, Fundadora do Comunica Simples e mestranda em Design na PUC-Rio; (Videoconferência)
Eduardo Cardoso, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, participante do Grupo com Acesso.
Debora Feldman Pedrosa Mascarenhas -Psicóloga, mestra em Diversidade e Inclusão pela UFF;
Carla Mauch, Coordenadora Técnica da entidade Mais Diferenças; (Videoconferência)
Rita Louzeiro, representante da Rede Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência;
https://www.youtube.com/watch?v=QxrZpB03Yak
QUAL A DIFERENÇA ENTRE LEITURA FÁCIL (EASY READ) E LINGUAGEM CLARA (PLAIN LANGUAGE)?
Existem pessoas que misturam dois termos:
Leitura fácil (EASY READ) e Linguagem clara (PLAIN LANGUAGE).
Vamos explicar a diferença.
O que é leitura fácil?
– É uma forma de fazer documentos
que são mais fáceis de entender.
– Para fazer leitura fácil,
a Plena Inclusión, da Espanha,
segue 2 normas:
“Informação para todos”
e padrão UNE para facilitar a leitura.
https://www.une.org/encuentra-tu-norma/busca-tu-norma/norma/?c=N0061282
- Tem que verificar
se cada documento
é fácil de entender.
Chamamos isso de validação.
A validação geralmente é feita
por pessoas com dificuldades de compreensão
como pessoas com deficiência intelectual.
– Se um documento tem este logotipo azul
é porque segue as normas de leitura fácil.
e foi validado.
Legislação:
Linguagem simples como recurso de acessibilidade cognitiva.
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (norma constitucional) – DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009.
Artigo 2
Definições
Para os propósitos da presente Convenção:
“Comunicação” abrange as línguas, a visualização de textos, o braille, a comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos de multimídia acessível, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizada e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, inclusive a tecnologia da informação e comunicação acessíveis;
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm
Lei Brasileira de Inclusão – LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.
Artigo 3
…
V – comunicação: forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações;
Decreto Municipal São Paulo – 59.067/2019
http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-59067-de-11-de-novembro-de-2019
Projeto de Lei na Câmara dos Deputados – PL 6256/2019 – Linguagem Simples
https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2231632
Governo Digital e para o aumento da eficiência pública – LEI Nº 14.129, DE 29 DE MARÇO DE 2021
Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021, que dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública, além de outras providências.
Essa Lei lista, entre os princípios e diretrizes do Governo Digital e da eficiência pública (artigo 3º),
• o uso de linguagem clara e compreensível a qualquer cidadão e
• a acessibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, nos termos da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência).
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.129-de-29-de-marco-de-2021-311282132
Outras iniciativas:
Iris Lab Gov – Ceará
#ÍrisLabGov – A Experiência da Linguagem Simples no Governo do Ceará
Rede de Linguagem Simples
Pesquisadores em Linguagem Simples
GPLS – Grupo de Pesquisadores em Linguagem Simples no Brasil
https://www.linkedin.com/groups/13910348/
Dia Internacional da Linguagem Simples – 13/10
Mais informações:
Linguagem Simples – aprenda a comunicar de um jeito que todos entendam
- Linguagem simples salva vidas!
- Especialmente informação de utilidade pública em SAÚDE – PREVENÇÃO (Covid, Eu Me Protejo)
Exemplos de materiais elaborados em linguagem simples no Brasil:
Eu Me Protejo
Mais Diferenças
Livros acessíveis (alguns em linguagem simples)
https://maisdiferencas.org.br/biblioteca/livros/
O que está acontecendo no mundo:
Easy Access for Social Inclusion Training (EASIT) – A plataforma está temporariamente fora do ar por causa de um ataque hacker. Deve voltar a funcionar em meados de 2022.
Apoio à capacitação (Treinamento em Acesso Fácil para Inclusão Social)
https://transmediacatalonia.uab.cat/easit/
Projeto patrocinado pela União Europeia para tornar a informação fácil de entender.
Coordenadora – Ana Matamala – Universidade de Barcelona
Twitter EASIT
https://twitter.com/EASITproject
“Professional training for easy-to-read facilitators and validators”.
(Treinamento Profissional para Facilitadores e Validadores de Linguagem Fácil)
Coordenador – Oscar Garcia Muñoz (Plena Inclusión – Madrid)
Webinar Lectura Fácil
https://www.facebook.com/watch/live/?v=878624439379362&ref=watch_permalink
Documentos da ONU em Linguagem simples (em inglês)
https://www.ohchr.org/en/treaty-bodies/crpd/documents-plain-language-and-easy-read-versions
Outros recursos:
Guia da Autistic Self-Advocacy Network – One Idea Per Line: A Guide to Making Easy Read Resources https://autisticadvocacy.org/wp-content/uploads/2021/07/One-Idea-Per-Line.pdf
Guia Mencap/UK – Am I making myself clear? Mencap’s guidelines for accessible writing http://accessibleinfo.co.uk/pdfs/Making-Myself-Clear.pdf
Books Beyond Words
(Livros além das palavras)
Vacina contra o coronavírus (em Linguagem Fácil, sem texto)
Easy Read Photo Library
Argentina – Fundación Visibilia
http://fundacionvisibilia.org/
ISO – Standard – Plain Language em desenvolvimento – Christopher Balmford, Project Leader of the group of experts
https://www.iso.org/news/ref2566.html
Lectura fácil: Métodos de redacción y evaluación (2012)
https://www.plenainclusion.org/sites/default/files/lectura-facil-metodos.pdf
Información para todos. Pautas europeas de la lectura fácil.
Validación de textos en lectura fácil: aspectos prácticos y sociolaborales (2018)
Guia Validación online
https://plenainclusionmadrid.org/wp-content/uploads/2020/12/Guia-de-validacion-online-Final.pdf
A Espanha é o único país
que tem normas padronizadas
para elaboração de textos
em leitura fácil
e validação desses textos.
Padrão UNE para Leitura Fácil – ESPANHA
UNE 153102:2018 EX
Estado: VIGENTE / 2018-12-26
Guía en Lectura Fácil para validadores de documentos
UNE 153101:2018 EX
Estado: VIGENTE / 2018-05-03
Lectura Fácil. Pautas y recomendaciones para la elaboración de documentos.
Cronologia Leitura Fácil – Plena Inclusión – Espanha
Linha do tempo histórica de leitura fácil
De acordo com o padrão de qualidade UNE PNE 153101 EX, uma leitura fácil é:
Método que inclui um conjunto de diretrizes e recomendações relacionadas à redação de textos, o design e layout de documentos e validação de sua compreensibilidade, destinada a fazer informações acessíveis a pessoas com dificuldades de compreensão
de leitura.
Neste documento, coletamos alguns marcos na história da leitura fácil, sabendo que podemos esquecer muitos.
1968. O primeiro livro criado com o método de fácil leitura foi publicado em 1968 na Suécia, através do Easy Reading Center, criado no mesmo ano para instâncias da Agência Sueca de Educação.
1984. Nasceu o primeiro jornal de fácil leitura, intitulado “8 páginas”, também Na Suécia.
1997. As “Diretrizes para materiais de fácil leitura” do Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e Bibliotecas (IFLA),
publicado, revista em 2010.
2005. A adaptação fácil de ler de Dom Quixote é publicada.
2005. A Constituição Europeia adaptada é publicada em leitura fácil e ilustrada por Forges.
2006. Seminário-Facilitação da leitura em espanhol: textos fáceis de ler. Universidade Autônoma de Madrid. Após este seminário, o treinamento é realizado em Federações e associações de inclusão plena.
2007. O Código de Ética da Inclusão Total é adaptado para uma leitura fácil, então conhecido como FEAPS.
2007. Adaptação de parte da Lei de Autonomia Pessoal, circulada entre os grupos de auto-defensores.
2009. Desenvolve-se o Pathways I, projeto de divulgação e elaboração do diretrizes europeias fáceis de ler.
2010. Formação de formadores de fácil leitura para profissionais Plena inclusão de Inclusão total em colaboração com a Easy Reading Association. As federações o replicam.
2012-2013. Desenvolve-se o Pathways II, o projeto de promoção e elaboração de Diretrizes europeias de fácil leitura. A Plena Inclusion é parceira neste projeto. A partir deste projeto, Plena Inclusion incorpora pessoas com deficiência intelectual na validação.
2012. “Leitura fácil: métodos de redação e avaliação” de Oscar é publicado Garcia Muñoz.
2012. Primeiras formações de inclusão total em leitura fácil para profissionais e pessoas com deficiência intelectual.
2013. A primeira decisão judicial fácil de ler do mundo é criada em México. Em 16 de outubro, a Primeira Câmara da Suprema Corte da Nação do México concedeu o amparo solicitado a um menino de 25 anos com diagnóstico de Síndrome de Asperger.
2013. Nasce a coleção de romances em leitura fácil Read it Easy.
2013. Nasce a Cooperativa Altavoz, a primeira cooperativa administrada na Espanha por pessoas com deficiência intelectual. Um de seus principais serviços é adaptação e validação de documentos de fácil leitura.
2013-2014. Novas formações de inclusão total fáceis de ler para profissionais e pessoas com deficiência intelectual.
2013. A inclusão total promove um treinamento de leitura fácil graças ao seu colaboração com a Cooperativa Altavoz e apoio do Ministério da Saúde Serviços Sociais e Igualdade.
2013. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de leitura fácil.
2013. Primeira reunião de inclusão plena que tratou monograficamente da leitura fácil.
2014. Nasce o Encontro Cartas para Todos de boas práticas de leitura fácil, que tem 3 edições até hoje.
2015. Dilofácil, Cooperativa Altavoz e Plena Inclusión apresentam uma versão da Constituição espanhola em uma leitura fácil.
2016. O grupo de trabalho nasce para desenvolver o padrão de leitura experimental fácil dentro do Comitê Técnico de Normalização CTN153 da UNE.
2017. Os tribunais de Oviedo, pioneiros na preparação de intimações julgamentos e frases de fácil leitura com a colaboração de Plena Inclusion Asturias.
2017. Nasce o Dicionário Fácil de Inclusão Total em Madrid.
2017. Nasce o Planeta Fácil, um boletim informativo de inclusão integral de fácil leitura, que posteriormente se tornaria um site e um clube de leitura online.
2017. El Periódico de Aragón lança aos domingos uma seção de fácil leitura.
2017. O Congresso Estadual de Acessibilidade Cognitiva é realizado em Cáceres.
2018. Atos de reivindicação de fácil leitura em diferentes áreas da Espanha. Participam 815 pessoas com deficiência intelectual.
2018. O primeiro padrão de qualidade fácil de ler do mundo é publicado: Padrão de qualidade UNE PNE 153101 EX.
https://www.une.org/encuentra-tu-norma/busca-tu-norma/norma?c=N0060036
2019. Seminário Estadual de Acessibilidade Cognitiva é realizado em Mérida.
2019. A primeira lei de fácil leitura é publicada na Espanha em um Diário Oficial: o de Aragão.
Fonte: https://www.plenainclusion.org/sites/default/files/cronologia_historica_de_la_lectura_facil.pdf
PARA APRENDER A FAZER
O curso de Introdução à Leitura Fácil
da Plena Inclusión, da Espanha
é gratuito, online e muito bom.
RECURSOS E BOAS PRÁTICAS
Museu de Leeds – Guia prático para interpretação de textos
Governo Britânico – Guia para informações acessíveis
https://www.gov.uk/government/publications/inclusive-communication/accessible-communication-formats
People First New Zealand – Guia para informação fácil
https://www.peoplefirst.org.nz/wp-content/uploads/2017/11/PFNZ-Guide-to-writing-Easy-Read-2017.pdf
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