Onde estão as pessoas negras com deficiência?
Por Ana Paula Souza
Mulher negra
Mãe de criança com deficiência
Integrante do Comitê Gestor do AcolheDown
Não é incomum a afirmação de que não existem pessoas negras com síndrome de Down. Se a Trissomia do Cromossomo 21 independe de questões raciais, por que prevalece o mito de que pessoas negras não têm síndrome de Down? Este é apenas um exemplo da invisibilização a que é exposta a pessoa negra com deficiência.
A marcante desigualdade social brasileira tem um recorte racial. O que se observa é que a maior parte da população negra é pobre, e ao mesmo tempo tem menos acesso aos serviços de saúde, reabilitação e oportunidades de desenvolvimento. Ademais, vivemos em uma sociedade que nega espaço de escuta às pessoas negras, o que também atinge as pessoas negras com deficiência.
O fato é que dificilmente uma pessoa negra com deficiência aparece nas campanhas publicitárias, ou como imagem representativa de pautas sociais, menos ainda ocupando o lugar de fala.
Em resumo, existe um duplo véu de invisibilidade sobre a pessoa negra com deficiência: o do capacitismo e o do racismo.
É fundamental que as pessoas negras com deficiência sejam, de fato, contempladas por políticas públicas que lhes garantam proteção, desenvolvimento e inclusão. Cabendo também à sociedade se conscientizar do seu papel e adotar práticas que viabilizem a ocupação dessa população em todos os espaços.
Realização: @acolhedownoficial e @inclusivamente
#descriçãodaimagem: em um fundo branco e vermelho: Coluna Inclusão AcolheDown com Ana Paula Souza. “Onde estão as pessoas negras com deficiência?”.