“Em uma iniciativa coletiva do Quilombo PcD com a Frente Nacional de Mulheres com Deficiência (FNMD) viemos através desta te convidar para compor um grande ato público na cidade de Salvador pela libertação de Sônia Maria de Jesus.
Sônia é uma mulher negra com deficiência/surda que vive em situação análoga a escravidão por mais de quarenta anos na casa de um desembargador de Santa Catarina.
Sônia tem hoje 50 anos de idade e vive sem contato com a sua família desde os seus 9 anos de idade.
Sônia não foi alfabetizada em libras e nem em português.
Sônia nunca utilizou a rede pública ou particular de saúde e só veio ter o seu primeiro documento oficial, RG, no ano de 2019.
Entretanto após se confirmar a situação análoga a escravidão e ocorrer o resgate de Sônia da casa de seu algoz, o desembargador, a justiça brasileira consentiu o retorno de Sônia para a casa do desembargador onde permanece ainda hoje sob a alegação de Sônia ser considerada e tratada “como se fosse da família” .
Além dessa atrocidade o desembargador se sentiu no direito de processar o auditor fiscal do trabalho que resgatou Sônia da casa dele e que agora corre o risco de perder o emprego.
O caso de Sônia se traduz em crime contra a humanidade e não pode permanecer impune.
A vida de Sônia foi atravessada em muitas camadas e de muitas maneiras que vão desde a exploração do trabalho infantil até o trabalho análogo a escravidão. Desde o seu sequestro, confinamento, tráfico e escravização no Estado de Santa Catarina.
O caso de Sônia expõe uma série de crimes cometidos concomitantemente a muitos recortes sociais.
Crime contra a criança, a pessoa negra, a mulher, a pessoa com deficiência, a pessoa periférica, a pessoa 50+ e nós como pessoas com deficiência e pessoas aliadas podemos nos unir e nos posicionarmos a partir das referências das interseccionalidades que compõem as nossas próprias experiências para lutarmos juntos, juntas e juntes pela liberdade de Sonia.
Por essas e muitas outras razões convidamos você para participar do grupo do whatsapp “Eu sou Sônia Maria de Jesus” .
Para no grupo marcarmos e realizarmos uma reunião onde exporemos com maiores detalhes todo o histórico dos crimes cometidos contra Sônia Maria de Jesus.
E depois definirmos as nossas ações conjuntamente para a realização desse importante ato pela libertação de Sônia e demonstração de força da nossa comunidade para a sociedade.
Acesse o link abaixo e vamos fazer história juntos, juntas e juntes:
https://chat.whatsapp.com/FaltY9VG29m7XLZa4voBQR
Marcelo Zig – Presidente do Quilombo PcD e Rosana Lago – Presidente da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência”
Pode entrar no grupo quem vai comparecer presencialmente ou de alguma forma possa ajudar, inclusive com a divulgação.
Fonte: Quilombo PCD e FNMD