O Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 05/11, comemora o Dia Nacional da Cultura com uma conversa sobre Acessibilidade Cultural. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) de 2015 estabelece o direito das pessoas com deficiência aos meios culturais acessíveis e, inclusive, dedica um capítulo ao direito à cultura (Capítulo IX- Do Direito à Cultura, ao Esporte, ao Turismo e ao Lazer). Mas a realidade é que as pessoas com deficiência ainda enfrentam uma série de barreiras para acessar, participar e contribuir para uma vida cultural diversa, onde todas as vozes sejam ouvidas e todos os corpos sejam representados no cenário cultural, seja no palco ou na plateia.
Pensar o protagonismo das pessoas com deficiência nos ambientes culturais ou na abordagem cultural mais ampla é pensar a pessoa com deficiência como artista e como público. Em Niterói (RJ), um projeto de lei do vereador Leonardo Giordano, presidente da Comissão de Cultura, que institui a Lei de Acessibilidade Cultural deve ser aprovado até o final do ano. A legislação visa tornar a cidade cada vez mais inclusiva no setor cultural. A lei adapta e detalha a LBI no contexto cultural, permitindo que o executivo assegure, de forma mais efetiva, o direito à cultura para todos.
Para esta conversa os nossos convidados são:
Felipe Xavier , mestre em Diversidade e Inclusão pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI-UFF) e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTin/UFF); trabalha com divulgação científica em uma perspectiva inclusiva junto ao Laboratório Audiovisual Científico da UFF (LABACIÊNCIAS) e como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Niterói.
Gislana Monte Vale , mulher negra, cega, pesquisadora, escritora e poeta; doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF); vice-coordenadora do Fórum de Acessibilidade Cultural da Associação Brasileira de Artes Cênicas (ABRACE); membra dos Grupos de Trabalho em Acessibilidade Cultural do Ceará e da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE); membra do Conselho de Políticas Culturais do Ceará (Arte e Cultura Def) e consultora em políticas Públicas e acessibilidade cultural.
Renata Aglai , mestre em Diversidade e Inclusão pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI-UFF); especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); atua com produção cultural há 30 anos na cidade de Niterói.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e será transmitido ao vivo, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/@acessandolucilia5059 e também na Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site e no aplicativo: RadiosNet.
Agora o nosso programa também esta sendo retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.