Texto de Marta Gil
Em 2024, a ONU propõe o tema “Promover a liderança das pessoas com deficiência para um futuro inclusivo e sustentável”.
Destaco a palavra “liderança”, que abraça e ousa ir adiante do lema “Nada sobre nós sem nós”.https://www.playplus.com/home
Na pessoa de Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior, mais conhecida como Izabel Maior, saúdo e abraço todas as Pessoas com Deficiência.
Destaco alguns pontos de sua trajetória: é Gestora Pública, uma carreira superconcorrida e prestigiada: foi a primeira pessoa com deficiência no cargo de coordenadora geral e de secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e atuou como conselheira do CONADE, órgãos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de 2002 a 2010.
Participou do Comitê ad hoc da ONU para a elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e atuou na ratificação pelo governo brasileiro. Coordenou a elaboração dos decretos da acessibilidade, do cão-guia, da pensão vitalícia para os atingidos pela hanseníase, entre outros. Recebeu o reconhecimento da OEA por seu “Trabalho por um continente inclusivo”, em 2010 e o reconhecimento da ONU pela gestão de acessibilidade da Conferência do Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, em 2012.
Faz parte da Rede de Inclusão/Rede In.
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro acatou a proposta da Vereadora Luciana Novaes e hoje está homenageando Izabel Maior, Anahí Guedes de Mello e responsáveis pela Parada PcD.