Autismo, Informação, Empatia, e Respeito  – Podcast Acessando Lucília

Abril é o mês de conscientização sobre o autismo e este é o assunto do Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 01/04. Com o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito.”, a campanha deste ano (2025) reforça a importância do conhecimento como ferramenta fundamental para a inclusão, aceitação e o respeito às pessoas autistas.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e combater o preconceito. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, existam 70 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com base nessa projeção, supõe-se que o Brasil tenha cerca de seis milhões de pessoas no espectro autista.

As nossas convidadas são:

Adriana Blak, carioca, jornalista, publicitária, é mãe do Eric, um jovem autista de 16 anos. Com passagem por vários veículos de comunicação, como O Globo, Band, Rede TV, Record, Globo.com, e com experiência em assessoria de imprensa e comunicação corporativa, atualmente tem se dedicado ao mundo digital, com produção de conteúdos, e administra o perfil @omundodeeric2009, que mostra o dia a dia de um adolescente no espectro autista. Seu canal no Youtube (www.youtube.com/@papoemdiacomadrianablak6798) traz bate-papos leves e descontraídos sobre assuntos variados com personalidades da TV, do esporte, da saúde e muito mais.

Giovanna Nicolau é autista, possui Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD). Mestranda em Psicologia Social no Núcleo de Estudos da Deficiência (NED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); pesquisadora em Psicologia Social na University of Washington (UW-EUA), especialista em Educação Social pela UniCesumar (PR), bacharel em Psicologia pela Universidade Positivo (UP-PR). Atua como psicóloga clínica, tendo especialização em autismo e neurodiversidade pela Forest Therapy Academy, com certificação internacional pelas instituições IPHM, CMA, IAOTH e ICAHP. Suas áreas de pesquisa são: decolonização dos estudos da deficiência; deficiências não aparentes; neurodivergências; neurodiversidade.

O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/@acessandolucilia5059 e nas redes da Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site www.clwebradio.com e no aplicativo: RadiosNet http://l.radios.com.br/r/100204.


O programa também é retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *