O Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 15/04, recebe as ativistas da inclusão Cristina Gonçalves, da Bahia; Luciana Trindade, de São Paulo e Rebeca Motta, do Ceará, para uma conversa sobre a Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora com Deficiência, que vai acontecer no dia 26 de abril, de 9h30 às 17h30,em formato online.
O evento, que terá como tema central, ”Trabalho, Corpos e Resistências: Perspectivas da Trabalhadora com Deficiência” é uma iniciativa da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência (FNMD), em parceria com o Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão (MBMC) e a Rede Itinerante de Mulheres Ativas (RIMA).
O objetivo da conferência é criar mais um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva a partir das vivências das trabalhadoras com deficiência, suas trajetórias, desafios, estratégias de resistência e perspectivas no mundo do trabalho. Além de contribuir para a concepção de políticas públicas inclusivas, estimular a representatividade nos espaços laborais com base nos seus corpos não normativos e experiências diversas.
Sobre as convidadas
Cristina Gonçalves é palestrante, feminista e militante social há mais de 30 anos. Membra do Conselho de Saúde do Estado e do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência da Bahia; faz parte da Coordenação Executiva do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão (MBMC).
Luciana Trindade, mulher com deficiência com uma doença rara, Distrofia Muscular Congênita. Formada em Comunicação Social pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE); tem especialização em Cidades Inteligentes pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap; é pós-graduada em Direitos das Pessoas com Deficiência pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e atualmente cursa Direito na UNINOVE.
Rebeca Motta , articuladora social, formada em Administração pela Faculdade de Teologia do Ceará – FATECE; diretora da Confederação Nacional de Associação de Moradores – CONAM; presidente da Rede Itinerante de Mulheres Atuantes – RIMA; integra os Conselhos de Direitos das Mulheres de Fortaleza, o Conselho Municipal de Saúde, as Comissões Intersetoriais de Saúde da Mulher, da Pessoa com Deficiência e do Fórum de Participação Social do Ceará. Graduanda em Tecnologia em Gestão Pública na Universidade Metropolitana de Santos – Unimes.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/@acessandolucilia5059 e nas redes da Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site www.clwebradio.com e no aplicativo: RadiosNet http://l.radios.com.br/r/100204.
O programa também é retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.