Embaixadores da Alegria: 20 anos de Carnaval, inclusão e protagonismo

Novo episódio do Podcast Acessando Lucília celebra os 20 anos da Embaixadores da Alegria, a primeira e única escola de samba do mundo criada para garantir o protagonismo das pessoas com deficiência no carnaval.

Fruto de um sonho que ousou atravessar a avenida — provar que o carnaval também pode e deve ser um espaço de acessibilidade, respeito e pertencimento —, mais do que uma agremiação carnavalesca, a Embaixadores da Alegria é um movimento de inclusão, acessibilidade e resistência.

Há duas décadas, a escola faz da Sapucaí um espaço de equidade, onde diversidade é enredo e respeito é regra. Tradicionalmente, a Embaixadores da Alegria abre o desfile das campeãs no Sambódromo, reafirmando seu papel simbólico e político no maior espetáculo da terra. Em 2026 a escola vai entrar na avenida com o samba-enredo “20 anos de alegria abrindo alas para a diversidade”, assinado por Pretinho da Serrinha e Fred Camacho.

Para uma conversa sobre as histórias, os afetos e as lutas que reessignificaram a Sapucaí como um lugar onde ninguém fica de fora da festa, vamos receber o fundador da Embaixadores, Paul Davies e o cofundador, Caio Leitão.


O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube e nas redes da Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site e no aplicativo: RadiosNet. O programa também é retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG, e às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *