O Podcast Acessando Lucília segue no clima da folia e recebe integrantes do bloco Percussomos do Amor, trazendo as batidas da resistência e da inclusão no carnaval.
Formado predominantemente por pessoas com deficiência, especialmente com síndrome de Down, familiares, amigos e simpatizantes, o bloco eleva suas vozes e tamborins contra o capacitismo, celebrando a diversidade e o direito de todos ocuparem os espaços com orgulho e alegria.
Criado em 2025, o Percussomos reúne cerca de 70 ritmistas, a maioria participante da oficina de percussão do projeto Práticas Acessíveis, realizado pelo Instituto Teatro Novo, de Niterói. Neste ano, o bloco apresenta na passarela da inclusão o samba “Trabalhar é direito”, que defende políticas de inclusão para pessoas com deficiência no mercado de trabalho e ressalta a importância do emprego apoiado, com recursos e ambientes acessíveis para garantir um trabalho digno e em igualdade de condições.
O desfile acontece no dia 22 de fevereiro, a partir das 8h, na Praça Duque de Caxias, no Gragoatá, em Niterói, e contará com estrutura de acessibilidade, incluindo intérpretes de Libras, audiodescrição, comunicação alternativa, abafadores sonoros para quem precisar e uma tenda de acolhimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Os convidados deste episódio são:
• Maria Fernanda Fróes Linhares, jovem com T21 (síndrome de Down), ritmista do bloco (toca surdo) e integrante do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Niterói (CMDH)
• Paulo Zerbini, cantor, compositor, percussionista, puxador do bloco e pessoa com deficiência física
• Thamires Alves Ferreira, intérprete de libras com atuação na área das artes, como teatro, cinema e festivais.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube e nas redes da Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site e no aplicativo: RadiosNet. O programa também é retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG, e às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.
Quer acompanhar o Bloco inclusivo do Carnaval de Niterói?
Siga @percussomosdoamor no Instagram.







