SP – Depoimentos sobre mercado de trabalho

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e o Espaço da Cidadania promoveram neste dia 25 de junho de 2008, o encontro “O mercado de trabalho e a pessoa com deficiência. Os cegos trabalham, sim! Por que não?”.

Cerca de 250 pessoas participaram do evento, repleto de depoimentos de pessoas cegas que trabalham em órgãos públicos, escolas, entidades e empresas da iniciativa privada que abriram oportunidades para profissionais com deficiência visual, entre os quais o consultor da Associação Laramara, Antonio Carlos Barqueiro; o gerente executivo da Rádio Globo, Marcus Aurélio de Carvalho; o analista de sistemas da Prodam, Lothar Bazanella; Daniel Monteiro, da Procuradoria do INSS; Gelson Santos, do Senai; Priscila Neves, do Serasa e Viviane Silva, do Bradesco.

De acordo com a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra Linamara Rizzo Battistella, a “pessoa com deficiência tem de estar consciente de que sua força é a maior alavanca de transformação aonde quer que ela esteja inserida.”

O encontro teve o objetivo de oferecer subsídios concretos para evitar equívocos que resultem em decisões judiciais fundamentadas no falso argumento de que cego não pode fazer leitura de telas de computador, “mesmo que domine a leitura em braile”, como aconteceu recentemente em um TRT deSão Paulo, além de esclarecer profissionais de Direito a respeito do assunto.

“Até quando as pessoas irão pactuar com situações que se contrapõem a tudo aquilo que é avanço como, por exemplo, a Lei de Cotas?” questionou a Secretária.

Segundo a Dra. Linamara, “nós só iremos ver a Lei de Cotas ser cumprida quando a qualificação inclusiva tiver a mesma qualidade oferecida aos demais empregados sem deficiência”. Referiu-se ao evento como um compromisso conjunto para mobilização geral da sociedade em prol da inserção profissional das pessoas com deficiência. E completou: “Queremos um Brasil para todos. Nós podemos ajudar a mostrar ao Poder Público que é possível construir um País para todas as pessoas. Afinal, a construção de uma sociedade mais justa é dever nosso”.

Além da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, esteve presente, entre outros ilustres, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca. Ele falou sobre a importância de “estabelecer parcerias entre associações e empresas para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina, bairro da Barra Funda, em São Paulo (SP).


Free Hit Counter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *