Audiodescrição

Até agora, só perdi uma das várias peças encenadas no Teatro VIVO com audiodescrição, mas a ABERT diz que não existem audiodescritores no Brasil.


TEATRO VIVO RECEBE ESPETÁCULO CRIADO

POR JOVENS DO PROJETO ARRASTÃO


Sapato apertado tem temporada gratuita até 31 de julho e conta com os recursos de audiodescrição e linguagem de sinais LIBRAS para a inclusão

de pessoas com deficiência


O Projeto Arrastão, em parceria com o Instituto Vivo, estréia na capital paulista um espetáculo poético e sensível: Sapato Apertado, sobre as experiências e anseios da juventude. A temporada – gratuita – tem início em 25 de junho com apresentações todas as quartas e quintas-feiras às 20 horas até o dia 31 de julho no Teatro Vivo. Com textos e figurinos elaborados e adaptados pelos próprios jovens atores e roteiro e direção de Nelson Vilaronga, a obra consegue sensibilizar jovens e adultos, com um tom confessional e, ao mesmo tempo, político, justamente por traduzir os questionamentos, angústias, idéias e sonhos de jovens que vivem na periferia de um grande centro urbano como São Paulo.

O texto conta as histórias de seus protagonistas: jovens atores, moradores da comunidade de entorno do Projeto Arrastão, na periferia da zona sul de São Paulo, local onde cresceram e vivenciam todas as transformações próprias do processo de amadurecimento. Sapato Apertado fala da juventude e de suas principais questões, dos sonhos e medos, do desejo de crescer e de voltar a ser criança, das transformações em todos os níveis, inclusive do corpo que cresce sem pedir licença e dos apelos a este crescimento.

Criado e produzido a partir da metodologia do Programa de Formação de Jovens do Projeto Arrastão, o espetáculo segue os princípios da arte-educação, que, ao compreender a arte como formativa, busca assegurar nos seus conteúdos as dimensões ética e estética e desenvolver o olhar crítico, estético e curioso em relação ao mundo.

O espetáculo dá continuidade ao programa Vivo no Teatro para a formação de nova platéia junto a alunos do ensino público da cidade de São Paulo e de pessoas com deficiência, por oferecer recursos como a audiodescrição – técnica que consiste na descrição de cenários, roupas, expressões faciais, linguagem corporal, entrada e saída de personagens, bem como outras ações ao longo da peça – e agora a linguagem de sinais LIBRAS. Desde o lançamento, o programa trouxe mais de 12 mil pessoas para o teatro.

SERVIÇO SAPATO APERTADO

Texto: criação coletiva

Roteiro e Direção: Nelson Vilaronga

Direção Musical: Xavier Bartaburu

Elenco: Grupo Teatritude, formado por jovens atores do Projeto Arrastão

Local: Teatro Vivo, Av. Chucri Zaidan, 860

Temporada: quartas e quintas-feiras, de 25 de junho a 31 de julho

Horário: 20h

Preço: entrada gratuita

Sobre o Projeto Arrastão

Fundado em 1968 por um grupo de mães, o Projeto Arrastão é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve ações de promoção social, educacional e de incentivo à cultura na região de Campo Limpo, zona sul paulista. Atualmente realiza cerca de 1.300 atendimentos diários para crianças, adolescentes, jovens e adultos, somando cerca de 5 mil atendimentos indiretos por mês. Sua missão é formar cidadãos capazes de transformar a realidade e o meio em que vivem sempre considerando o espírito coletivo de não dar o peixe, mas ensinar a pescar. Conheça mais sobre o Projeto Arrastão acessando www.arrastao. org.br <http://www.arrastao .org.br/> .

Sobre a Vivo

A Vivo (Bovespa: VIVO3, VIVO4; NYSE: VIV), é a maior operadora de telecomunicaçõ es móveis do hemisfério sul em número de usuários e oferece a melhor qualidade de ligação, de acordo com os indicadores da Agência Nacional de Telecomunicaçõ es (Anatel).

Entre os diferenciais competitivos da Vivo destacam-se: a constante busca na excelência da prestação de serviço, com foco na qualidade em todos os pontos de contato com o cliente, serviços de transmissão de dados em banda larga baseada na rede de terceira geração (3G) e o amplo portfolio de produtos e serviços.

Na área de responsabilidade socioambiental, a Vivo desenvolve projetos como o pioneiro programa de reciclagem de aparelhos celulares, baterias e acessórios, que desde o seu lançamento coletou mais de 500 mil itens. Por meio do Instituto Vivo, a empresa investe em iniciativas voltadas à causa da inclusão sociocultural de pessoas com deficiência e a educação geradora de oportunidade, trabalho e renda.

Informações à Imprensa

Vivo – www.vivo.com. br/imprensa <http://www.vivo. com.br/imprensa>

A4 Comunicação

Taís Lobo – tais.lobo@vivo. com.br <mailto:tais. lobo@vivo. com.br> – (11) 7420 1286 # (11) 7152 7765

Vinícius Traldi – vinicius.t.santos@ vivo.com. br <mailto:vinicius. t.santos@ vivo.com. br> – (11) 7420 2789 # (11) 7152 7791

Carolina Pires – carolina.p.ferreira @vivo.com. br <mailto:carolina. p.ferreira@ vivo.com. br> – (11) 7420 2728

Gerência de Relações com a Imprensa

Adriano Araújo – adriano@vivo. com.br <mailto:adriano@ vivo.com. br> – (11) 7420 1285 # (11) 9999 8080


Free Hit Counter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *