Senado ratifica convenção da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência


http://cidadebiz.oi.com.br/paginas/44001_45000/44208-1.html

É o primeiro tratado internacional com status constitucional da história brasileira

09.07.2008 – 14:39

O presidente do Senado, Garibaldi Alves, ratificou hoje a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Elaborada com a participação de organizações de portadores de deficiências de todo o mundo, a convenção é a primeira do século 21. Garibaldi promulgou o decreto legislativo com a ratificação do texto.

A convenção marca uma mudança de paradigma nas atitudes e abordagens em relação aos portadores de deficiência. Sua idéia fundamental é que as pessoas com deficiências não sejam vistas como objetos de proteção social, mas como sujeitos com direitos e capazes não só de exigir esses direitos, mas de tomar decisões como membros ativos da sociedade. A convenção confere reconhecimento universal à dignidade das pessoas com deficiência.

“Defender os direitos e a aceitação social da pessoa com deficiência é defender o que queremos de melhor para a sociedade brasileira. (…) A causa dos direitos humanos não admite exceção nem transigência em seus princípios e valores”, discursou o presidente do Senado.

Presente à solenidade, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, disse que, no mundo moderno, não mais se reivindica a tolerância, mas a plena e cabal inclusão dos portadores de dificuldades especiais. No seu entender, a legislação brasileira vem corroborando a tese de que as dificuldades especiais não podem ser estigmatizadas, mas resolvidas, numa parceria criativa entre o Estado e a sociedade, com inclusão plena.

Cerca de 14,5% da população brasileira, ou 25 milhões de pessoas, tem problemas de deficiência física, mental, intelectual ou sensorial.

Com Agência Senado


Free Hit Counter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *