Alerj celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down

Descrição do logotipo: palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja.
Descrição do logotipo: palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja.

A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down realizou hoje (24/3)  a Sessão Solene na ALERJ com a presença das associações e instituições do Estado do Rio de Janeiro.
Estiveram presentes representantes da Sociedade Síndrome de Down, do Instituto Meta Social, OPA-ARI, Forinpe-RJ, APABB,  APAE, Escola de Gente,  Rede Inclusiva,FIERJ, Conselho Municipal e Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência , CONADE e outras.

Participaram o Secretário da Pessoa com Deficiência Marcio Pacheco, o superintendente estadual de políticas para pessoas com deficiência, o vereador Tio Carlos e deputados estaduais.

O deputado Alessandro Molon, vice presidente da Comissão de Dreitos Humanos da ALERJ, abriu a sessão afirmando os direitos das pessoas com deficiência e sua inclusão no rol dos direitos humanos, e foi enfático ao apoiar a inclusão das pessoas com deficiência intelectual em todos os setores das sociedade, citando a Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Os jovens que falaram foram Breno Viola e Fernanda Honorato, os mais novos membros do comitê de comunicação da FBASD e Alexandre da Sociedade Síndrome de Down.
Todos eles pediram o fim do preconceito e afirmaram que pessoas com síndrome de Down podem tudo, que são capazes e que têm direitos e deveres.
O tema Inclusão para a Autonomia foi citado nos discursos dos jovens e repetido muitas vezes pelo Alexandre como exemplo de frase que precisamos repetir sempre e ainda falou sobre as últimas eleições onde exerceu a sua cidadania votando.
Fernanda deixou a todos emocionados pedindo o fim do preconceito e dizendo que tem orgulho de ser quem é, e falou sobre a importância do direito ao trabalho e como é importante para a sua vida exercer uma profissão e ter direitos.
Breno Viola, disse que os políticos devem apoiar mais a inclusão das pessoas com síndrome de Down e assim como Alexandre e Fernanda,  foram intensamente aplaudidos.

Na ocasião o Secretário da Pessoa com Deficiência Marcio Pacheco, anunciou um convênio entre a sua Secretaria,a Secretaria de Educação e a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down no programa “Escolas do Amanhã Inclusivas”.
O projeto será inicialmente para 150 escolas, abraçando o conceito mais amplo de inclusão total.

A sessão foi uma representação fidedigna do movimento de defesa das pessoas com deficiência, em particular deficiência intelectual,no Rio de Janeiro, pois todos os ativistas estavam presentes ou representados.

Foi um momento também de reflexão sobre a educação inclusiva para aqueles que de fato se interessam e lutam diariamante pelo avanço das políticas públicas e pela melhoria do ensino para todos os filhos e filhas.

A FBASD ressaltou a importância dos autodefensores e a necessidade de inventimento nessa àrea e em relação a educação inclusiva que seja para Todos(as). E nesse campo temos boas possibilidades para o município do RJ , tendo em vista a parceria anunciada pelo secretário.

Nosso autodefensores foram entrevistados pela TV ALERJ, cuja repórter se ofereceu para apoiar a FBASD.

Ganhamos muito hoje por agregar e compartilhar, com a consciência de que juntos somos sempre mais fortes.

Agradeço em nome da Diretoria da FBASD a presença de todas as instituições presentes, mães e pais e principalmente aos jovens que brilharam.

Claudia Grabois
Presidente da FBASD
http://fbasd.blogspot.com

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *