No último dia 21, se comemorou o Dia Internacional da Síndrome de Down e para lembrar a data, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) promoveu uma palestra, sexta-feira, 20, na Associação dos Deficientes de Taboão da Serra (ADT) com o tema “Inclusão para a autonomia”. O objetivo foi discutir como incluir as pessoas com deficiência na sociedade.

O palestrante foi Fábio Adiron, representante da Comissão Executiva do Fórum Permanente de Educação Inclusiva, Coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinar Pró-Inclusão, Relações Públicas da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down (FBASD) e pai de duas crianças, uma delas portadora de down. Durante a palestra, Fábio alertou para a maneira preconceituosa que muitas pessoas tratam a síndrome e ressaltou que a melhor maneira de lidar com o assunto é a naturalidade. “A Down não é uma doença e sim uma ocorrência genética. Tratar um portador como doente é a mesma coisa que tratarmos como doença o fato de uma pessoa ser canhota ou ruiva”, explica.
Adiron acrescentou também que os pais e parentes da pessoa com Down devem se informar antes de desesperarem ou ficarem correndo atrás de curas milagrosas que não existem. “Preconceito só se muda com educação e convivência. À medida que as pessoas com síndrome de down estiverem frequentando e convivendo em todos os espaços sociais, as demais pessoas começarão a reconhecê-las como cidadãos e seres humanos”.
Inclusão nas escolas
Ainda de segundo Adiron, a inclusão deve acontecer especialmente nas escolas, lugar onde as pessoas são preparadas para uma vida autônoma e independente. Em Taboão da Serra há cerca de 300 estudantes com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, inclusive portadores de síndrome de down, que são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, pedagogos e pediatra que ajudam na integração dos estudantes. “Através da inclusão e convivendo com seus pares, o aluno desenvolve a interação social e aprende a construir outros saberes”, explica a pedagoga Ester Furquim, da equipe multidisciplinar da secretaria de Educação.
Para atender também os adultos com necessidades especiais, a Prefeitura de Taboão da Serra possui parcerias com entidades especializadas, a Associação dos Deficientes e Taboão da Serra (ADT) e a Associação Pró Trabalho Ocupacional para Deficientes (APTO). Além disso, através do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a sociedade pode se organizar, discutir políticas de inclusão e sugerir ações para beneficiar a todos.
Confira aqui o texto de Fabio Adiron
Serviço:
Associação dos Deficientes de Taboão da Serra- ADT
Rua Ida Romussi Gasparinete, 126 – Parque Laguna
Tel: 4135-1858
Associação pró Trabalho Ocupacional para Deficientes- APTO
Rua Pedro Borba, nº 198- Jd. Maria Rosa
Tel: 4788-0787/4135-4911
Secretaria de Educação
Rua Elizabetta Lips, nº 166 – Jd. Bontempo
Tel: 4788-5822
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
Sede: Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Endereço: Rua Luís Carlos Ventura, 79, Jardim Mituzi
Tel: 4138-8040
One Comment