Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre o link a seguir e aguarde
o player ser exibido na janela popup.
Programa 647 – Conheça os artigos da Convenção – XXV
Olá Brasil!
Hoje vamos falar sobre mais um trecho do artigo vinte e oito da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU. Segundo o texto, o Brasil deve assegurar o acesso das pessoas com deficiência e de suas famílias que vivam em situação de pobreza ao financiamento público de gastos relacionados com sua deficiência. Estão incluídos nesses gastos capacitação, assessoramento, assistência financeira e serviços de cuidados temporários adequados. Também, deve assegurar o acesso das pessoas com deficiência a programas habitacionais públicos. E, por fim, deve assegurar o acesso em igualdade de condições dessas pessoas a programas e benefícios de aposentadoria. A Convenção da ONU foi ratificada no Brasil em 2008 e agora faz parte de nossa Constituição Federal. Assim, devemos lutar por sua efetivação!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 648 – Preceitos para a Inclusão – III
Olá Brasil!
Hoje vamos falar sobre outros preceitos apresentados no livro “Os deficientes e seus pais”, do educador Leo Buscaglia. Primeiramente, as pessoas com deficiência precisam do mundo e das outras pessoas para que possam aprender. Ou seja, elas não aprendem apenas no ambiente protetor do lar ou em uma sala de aula, pois o mundo é uma escola e todos nós somos professores e alunos. Também, as pessoas com deficiência têm direito à honestidade em relação a si mesmas e a sua condição. Isso porque a honestidade constitui a base para qualquer tipo de crescimento ocorrer. Por fim você só pode ensinar aquilo que sabe. Então, se você é aberto ao crescimento, às mudanças, ao desenvolvimento e às novas experiências, permitirá que elas também o sejam. Esperamos com esses preceitos ter colaborado para o fim de atitudes preconceituosas comuns em nossa sociedade.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 649 – Educação para o trabalho
Olá Brasil!
O Ministério do Trabalho informou que até 2008 as pessoas com deficiência eram menos de 1% dos trabalhadores formais do país. Segundo Izabel Maior, da Corde, a dificuldade de acesso à educação foi por muito tempo uma das principais causas desse baixo número no mercado de trabalho. Assim, para ela, agora que a educação inclusiva chegou ao sistema público, teremos no futuro mais pessoas com deficiência que completam o Ensino Médio, ou seja, com mais qualificação. Mas, é importante lembrar que além da educação inclusiva e de cursos técnicos e universitários acessíveis, outras medidas são importantes para garantir o direito ao trabalho. A acessibilidade nas ruas e transportes públicos e, sobretudo, no ambiente de trabalho também são direitos que devem ser respeitados. E principalmente é preciso combater o preconceito ainda presente na sociedade.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 650 – Programa Assim Vivemos
Olá Brasil
Estreou, no dia 15 de março, na TV Brasil, a série de programas “Assim Vivemos”. O programa oferece todos os recursos de acessibilidade, ou seja, legendas e interpretação em Libras para pessoas com deficiência auditiva e áudio-descrição para pessoas com deficiência visual. A emissora pública exibe a produção, com os objetivos de debater os problemas que envolvem a população brasileira e contribuir para a construção da cidadania e a inclusão de todos. Desse modo, serão apresentados depoimentos, filmes e documentários do mundo inteiro que mostram que é possível eliminar preconceitos culturais. Depois de cada programa você poderá participar de um bate-papo no site da TV Brasil: www.tvbrasil.org.br/assimvivemos, repetindo, www.tvbrasil.org.br/assimvivemos. Então, fique ligado nesse novo espaço de debate sobre inclusão social!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.