Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre o link a seguir e aguarde
o player ser exibido na janela popup.
Programa 651 – Possível ampliação do BPC
Olá Brasil!
O Benefício de Prestação Continuada, BPC, poderá incluir um milhão e setecentas mil pessoas ainda neste semestre. Esse é o número aproximado de maiores de 65 anos e de pessoas com deficiência que, embora pobres, não se encaixam nos critérios de renda da Lei Orgânica de Assistência Social, LOAS. Assim, um processo no Supremo Tribunal Federal quer ampliar a cobertura, hoje de dois milhões e novecentas mil pessoas que recebem um salário mínimo por mês. Atualmente, para ter direito ao BPC, é preciso que a renda familiar seja inferior a um quarto de salário mínimo por pessoa, o equivalente a R$ 116,25. Caso o Supremo entenda que esse valor é muito baixo e restritivo, poderá ser fixado o patamar de 50% do salário mínimo por pessoa como requisito. Nos próximos programas traremos mais novidades sobre esse assunto. Então, fique ligado!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 652 – Conheça as produções da Rádio Legal
Olá Brasil!
Na bela Florianópolis, em Santa Catarina, entrou no ar a primeira radionovela produzida por pessoas com deficiência visual. Isso mesmo! Toda a equipe, desde a direção à produção, a parte técnica e o elenco, possui deficiência visual. A produção Coronér Gerardu foi adaptada da peça teatral de mesmo nome, do teatrólogo Ari Nunes. Feita por integrantes da Associação Catarinense Para Integração do Cego, a radionovela é a única iniciativa desse tipo no mundo. O produtor Reinaldo Tunes afirma que após seis meses de trabalho o resultado ficou muito engraçado e rico em efeitos sonoros que revelam o ambiente em que se passa a história. Você pode ouvir “Coronér Gerardu” pelo site www.radiolegal.org, repetindo, www.radiolegal.org A rádio também tem programação com conteúdo jornalístico, musical e cultural. Aproveite e boa diversão!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 653 – NVDA facilita o acesso ao computador
Olá Brasil!
Um leitor de tela chamado NVDA, criado em 2006 por um jovem australiano chamado Michael Curran, facilita o uso do computador e a navegação pela internet por pessoas com deficiência visual. O programa é simples de utilizar, de muito boa qualidade e tem um grande potencial para se desenvolver cada vez mais. E o melhor é que o NVDA é livre, gratuito e inclusivo, superando programas igualmente gratuitos como o Dosvox no Brasil e outros pelo mundo a fora. Além disso, essa ferramenta de inclusão digital, que colabora para atividades na escola e no trabalho, pode ser ativado a partir de um pendrive ou CD, possibilitando o seu uso em qualquer computador.
Faça o download do NVDA e conheça outros programas úteis para pessoas com deficiência visual no site: www.cegueta.com.br, repetindo, www.cegueta.com.br
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.