Uma estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que as pessoas idosas irão representar 27% da população brasileira em 2040. Diante desses e de outros dados, torna-se evidente a necessidade de uma atenção mais dirigida a este público. No Brasil, existem diversas iniciativas que zelam pelos direitos e pelo respeito às pessoas acima dos 60 anos. Na região do Cariri, na cidade cearense de Juazeiro do Norte, a organização não governamental Assistência à Melhor Idade (Ongami) é uma dessas iniciativas.g
A ONG Assistência à Melhor Idade foi fundada no ano de 2007 com o intuito de garantir ao idoso, os direitos já assegurados no estatuto da pessoa idosa, já que eles sentiam a falta de espaço e a necessidade de serem respeitados. Juraci Barbosa Alves, presidente da entidade, explica que a ideia de criar a Ongami nasceu das audiências públicas que ele frequentou depois de ver seus direitos desrespeitados numa instituição financeira. O objetivo da organização é dar aos idosos, apoio e a oportunidade de desenvolver atividades nas áreas de Direito, Lazer e Saúde.
A Universidade Regional do Cariri (Urca) abraçou a causa e desenvolveu um curso de extensão especialmente para este público, com aulas às terças e quintas-feiras, no período da manhã. Há três meses os idosos estão empenhados nos estudos e, de acordo com Juraci, a procura foi tanta que as inscrições tiveram que ser contidas. Para ele, o encontro no ambiente acadêmico também serve como lazer. Ele diz ainda que “45 mil idosos vivem em Juazeiro, segundo dados do IBGE, e destes, 104 estão matriculados nos cursos oferecidos pela Urca”.
Para o mês de abril, está previsto o funcionamento do Balcão de Atendimento Jurídico, onde professores e estagiários de Direito darão assistência à terceira idade. Entre os projetos a serem colocados em prática estão ainda a “Seresta da Melhor Idade”, que visa reunir a família em um ambiente acolhedor, e o recebimento de um veículo doado pela Polícia Federal para auxiliar pacientes em casos de doença.
Na área da saúde, Juraci reclama o mau atendimento recebido por parte dos gestores da saúde e reivindica o cumprimento do estatuto do idoso. Ele denuncia ainda que os idosos são constantemente desrespeitados no transporte público. Motoristas que não dão o devido tratamento, pessoas que não cedem o lugar e xingamentos são comuns acontecerem e, de acordo com Juraci, não existe fiscalização para resolver o problema.
Para tentar solucionar o problema, foram tomadas algumas providências como a de realizar audiências públicas para tratar do assunto. “A situação melhorou um pouco depois das quatro audiências públicas com as empresas de transporte”, informa.
Embora não exista muita divulgação dos trabalhos da Ongami, ele comemora os avanços e as vitórias obtidas através da entidade. Agora, eles se sentem mais seguros e acreditam serem exemplos para os mais jovens, ao frequentarem a sala de aula.
As matérias do projeto “Ações pela Vida” são produzidas com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade da CF 2008.
Fonte: ADITAL – http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=25170
Adorei a iniciativa e gostaria de somar com os objetivos da ongami, a ongati foi fundada em 1995 em copacabana no rj, é uma instituição sem fins lucrativos, oferecemos atividades gratuitas nas áreas de ed. física, terapia corporal, psicoterapia de grupo, arterapia, fonoaudiologia, psicomotricidade, cultural, social e lazer. Contamos com équipe de profissionais multidisciplinares voluntários com atividades diàriamente na escola de ed. física do exército na fortaleza de são joão, urca rj.
Será um prazer poder contar com essa parceria.
Desde já, agradeço.
Abç,
Iara Meirelles, (pela melhor qualidade de vida do idoso)
Desejo criar uma ong. Voltada para terceira idade mas os advogados aqui cobra muito caro para fazer um estatuto se vocês tiver um estatuto já pronto e dentro das novas normas e leis padem enviar para dalclo.vp@hotmail.com.
Sou o pastor jose clovis de souza. Contato whatsap +55 79996827923
ONG Assistência à Melhor Idade garante direito aos idosos – Inclusive – Inclusão e Cidadania Estou indicando este site pois achei a pessoa da minha vida! Estou na terceira idade, encontrei amigos e um amor! Quem procura um amor ou amizades e está na terceira idade, acesse http://www.namoroterceiraidade.com.br/ Fica a Dica Amigos!
Relacionamento na Terceira Idade http://www.namoroterceiraidade.com.br/
Se há uma lei que isenta o idoso de pagamento do IPTU, como é possível a Pmsjc implantar uma tarifa de lixo impondo ao idoso pagar.
Onde estão os vereadores que deveriam defender o direito dos cidadãos?
Bom dia
Meu nome é Sandra
Será que alguém aí pode me atender pra me tirar uma dúvida?