
Em sua décima sétima edição, o Cole terá uma mesa dedicada à EJA e buscará retomar sua história de trinta anos. Inscrições estão abertas.
O Congresso de Leitura do Brasil (Cole) é um dos eventos mais importantes na área da educação no país e o mais importante relacionado à leitura. Com participação de diversos cursos de letras, entidades relacionadas à literatura, educação e leitura, ele será realizado entre os dias 20 e 24 de julho na Unicamp, em Campinas – SP.
A EJA, tema de tradição no encontro e amplamente trabalhado pela Ação Educativa, a partir deste ano passa a ter uma mesa própria no Cole. No dia 23 de julho, Sérgio Haddad, Roberto Catelli Jr – ambos da Ação Educativa – e Maria Margarida Machado – da Universidade de Goiás, abordam o tema na mesa 18. Toda a programação do Cole já pode ser conferida neste endereço. (http://www.alb.com.br/portal/17cole/programa.html)
As inscrições estão abertas para os interessados em participar como ouvintes ou com comunicação. Aqueles que possuem projetos devem cadastrar seu trabalho até o dia 30 de abril, dentro de um dos 21 eixos temáticos propostos e aguardar a aprovação. Se aprovado, o projeto entrará, junto com outros do mesmo eixo em uma comunicação. As inscrições poderão ser feitas aqui. (http://www.alb.com.br/portal/17cole/17cole_insc.html).
Quanto à participação da Ação Educativa no Congresso, Roberto Catelli, coordenador de projetos na área da EJA em Ação Educativa, lembra que “já existe uma tradição de Educação de Jovens e Adultos no Cole. O congresso é muito importante, não só pelo espaço de debate, mas especialmente pelo tema da leitura, tão caro à EJA. É um ótimo local para a troca de experiências e metodologias”.