Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre o link a seguir e aguarde
o player ser exibido na janela popup.
Programa 671 – Atriz com deficiência visual em novela da Globo
Olá Brasil!
Mais uma novela debate questões sobre a inclusão social de pessoas com deficiência. “Caras & Bocas”, de Walcyr Carrasco, estreou nesta segunda-feira, dia 13, na Globo, às sete horas. No elenco, a atriz Danieli Haloten, de 28 anos, que tem deficiência visual, interpreta Anita. A atriz paranaense é formada em artes cênicas e jornalismo, tem grande experiência no teatro, porém nunca interpretou uma pessoa com deficiência visual. Ou seja, a sua própria condição. O autor Walcyr Carrasco afirmou, durante festa de lançamento da novela, que desde o início pensou nesse papel, pois sempre se discute temas como esse em seus trabalhos. É a primeira vez na história da televisão brasileira que uma novela abre espaço para uma atriz com deficiência visual. Um importante passo contra o preconceito. Esperamos agora que a trama colabore para que outros preconceitos sejam derrubados.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 672 – Guia Brasil Acessivel
Olá Brasil!
Andréa Schwarz, que tem deficiência física, lançou, em 2001, o guia “São Paulo Adaptado”, com 30 mil exemplares vendidos. Agora, ela lança uma versão turística do guia chamada “Brasil Para Todos”, com a situação de acessibilidade para pessoas com deficiência em dez capitais do país. A publicação foi elaborada em seis meses por onze repórteres que colocaram em texto as observações de onze pessoas com deficiência. O guia está dividido em três partes: “onde ficar”, “onde comer” e “onde ir” e traz dicas de restaurantes, hotéis, bares e pontos turísticos. O objetivo não foi apresentar um olhar técnico, mas sim descritivo, levando-se em conta a qualidade do atendimento e dos produtos oferecidos em cada local. Conheça a versão digital do guia e tenha mais informações no endereço: www.brasilparatodos.com.br
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 673 – Informações sobre o Autismo
Olá Brasil!
Hoje vamos falar sobre o autismo. Essa síndrome tem início na infância, antes dos três anos, e ocorre mais em meninos do que em meninas. Ela surge no momento em que acontecem mudanças químicas e neurológicas no processo orgânico. Também, o autismo não é uma “ausência” como muitos acreditam, mas “comprometimentos” na capacidade da criança de se relacionar com outras pessoas.
Além disso, segundo o psiquiatra infantil Walter Camargos Júnior, as pessoas com autismo apresentam dificuldades na comunicação verbal e corporal e comportamentos restritos e repetitivos. Assim, o especialista afirma que o diagnóstico precoce é importante e que os pais devem tirar todas as dúvidas com o pediatra caso suspeitem que o filho tenha a síndrome. As pessoas com autismo têm os mesmos direitos que qualquer cidadão e devemos lutar para que elas e suas famílias tenham todo o apoio necessário.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 674 – Livros infantis sobre deficiência
Olá Brasil!
A inclusão social de crianças com deficiência é o tema dos livros infantis “Um Menino Especial” e “Casa Amarela”, da pedagoga Keyla Ferrari. As obras foram editadas pela Fundação Educar DPaschoal e serão distribuídas gratuitamente. Keyla Ferrari tem vasta experiência em educação especial e realiza trabalhos no Brasil e exterior no segmento da arte inclusiva. Segundo a escritora, “Um Menino Especial” pretende sensibilizar crianças, professores e leitores em geral sobre a importância da inclusão de crianças com deficiência intelectual. Já “Casa Amarela” conta a história de um garoto surdo e destaca a importância do aprendizado da Língua de Sinais Brasileira. Vale a pena entrar em contato e solicitar os livros. Anote o endereço: www.educardpaschoal.org.br, www.educardpaschoal.org.br Ou ligue para a autora Keyla Ferrari: (19) 3032-7994, (19) 3032-7994.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.