Revista Sur de Direitos Humanos, n. 9

Descrição do logotipo: palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja.
Descrição do logotipo: palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja.

A Rede Universitária de Direitos Humanos – SUR – acaba de publicar o número 9 da Revista Sur de Direitos Humanos.

Em destaque, o artigo “Perpretando o bem: as consequências não desejadas da defesa dos direitos humanos“, de Barbora Bukovská traduzido para o português por Andre Degenzsjan.

“O artigo analisa o impacto negativo de estratégias comumente usadas por organizações de direitos humanos na promoção de suas causas, nomeadamente: relatórios de direitos humanos, advocacy e litígio estratégico. Este artigo questiona se tais estratégias funcionam e para quem funcionam. Questiona ainda a legitimidade de organizações internacionais na representação de vítimas de violações de direitos humanos e a ausência de responsabilidade por parte daquelas organizações em relação às vítimas. A autora argumenta que os meios usados por defensores de direitos humanos podem ser prejudiciais e contra-producentes para as vítimas: seus métodos freqüentemente falsificam a verdadeira experiência vivida pelas vítimas, suprimindo sua independência, competência e solidariedade. Ao invés de eliminar relações de poder e de dominação sobre aqueles que desejam ajudar, o que se faz é sustentar desníveis de poder e utilizar violações como uma mercadoria. O artigo propõe uma cooperação mais ampla entre defensores e vítimas por meio de modelos mais holísticos de ativismo.”

Demais artigos da edição:

Jeremy Sarkin  
Prisões na África: uma avaliação da perspectiva dos direitos humanos

Rebecca Saunders   
Sobre o intraduzível: sofrimento humano, a linguagem de direitos humanos e a Comissão de Verdade e Reconciliação da África do Sul 

ESPECIAL SESSENTA ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS

Paulo Sérgio Pinheiro   
Os sessenta anos da Declaração Universal: atravessando um mar de contradições

Fernanda Doz Costa   
Pobreza e direitos humanos: da mera retórica às obrigações jurídicas – um estudo crítico sobre diferentes modelos conceituais

Eitan Felner   
Novos limites para a luta pelos direitos econômicos e sociais? Dados quantitativos como instrumento para a responsabilização por violações de direitos humanos

Katherine Short   
Da Comissão ao Conselho: a Organização das Nações Unidas conseguiu ou não criar um organismo de direitos humanos confiável?
 
Anthony Romero   
Entrevista com Anthony Romero, Diretor Executivo da American Civil Liberties Union (ACLU)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *