
A Rede Universitária de Direitos Humanos – SUR – acaba de publicar o número 9 da Revista Sur de Direitos Humanos.
Em destaque, o artigo “Perpretando o bem: as consequências não desejadas da defesa dos direitos humanos“, de Barbora Bukovská traduzido para o português por Andre Degenzsjan.
“O artigo analisa o impacto negativo de estratégias comumente usadas por organizações de direitos humanos na promoção de suas causas, nomeadamente: relatórios de direitos humanos, advocacy e litígio estratégico. Este artigo questiona se tais estratégias funcionam e para quem funcionam. Questiona ainda a legitimidade de organizações internacionais na representação de vítimas de violações de direitos humanos e a ausência de responsabilidade por parte daquelas organizações em relação às vítimas. A autora argumenta que os meios usados por defensores de direitos humanos podem ser prejudiciais e contra-producentes para as vítimas: seus métodos freqüentemente falsificam a verdadeira experiência vivida pelas vítimas, suprimindo sua independência, competência e solidariedade. Ao invés de eliminar relações de poder e de dominação sobre aqueles que desejam ajudar, o que se faz é sustentar desníveis de poder e utilizar violações como uma mercadoria. O artigo propõe uma cooperação mais ampla entre defensores e vítimas por meio de modelos mais holísticos de ativismo.”
Demais artigos da edição:
Jeremy Sarkin
Prisões na África: uma avaliação da perspectiva dos direitos humanos
Rebecca Saunders
Sobre o intraduzível: sofrimento humano, a linguagem de direitos humanos e a Comissão de Verdade e Reconciliação da África do Sul
ESPECIAL SESSENTA ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS
Paulo Sérgio Pinheiro
Os sessenta anos da Declaração Universal: atravessando um mar de contradições
Fernanda Doz Costa
Pobreza e direitos humanos: da mera retórica às obrigações jurídicas – um estudo crítico sobre diferentes modelos conceituais
Katherine Short
Da Comissão ao Conselho: a Organização das Nações Unidas conseguiu ou não criar um organismo de direitos humanos confiável?
Anthony Romero
Entrevista com Anthony Romero, Diretor Executivo da American Civil Liberties Union (ACLU)