Pesquisa registra que a educação é a área que mais merece atenção

No ar desde primeiro de março, a Campanha Brasil Ponto a Ponto teve seu encerramento nesta quarta-feira, 15, com mais de 400 mil participantes. Entre todos os que responderam à pergunta da campanha, “o que o Brasil precisa mudar para sua vida melhorar de verdade?”, cerca de 60% são jovens e um em cada quatro brasileiros acredita que a educação é a área que merece mais atenção de toda a sociedade, governo e etc.

A campanha é uma iniciativa pioneira do PNUD, órgão da ONU para o Desenvolvimento que está ouvindo brasileiros de todas as regiões para saber o que o Brasil precisa mudar para sua vida melhorar de verdade? Participe também e diga qual o seu ponto no site www.brasilpontoaponto.org.br.

Pela primeira vez na história o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU para promover o desenvolvimento e eliminar a pobreza convoca a participação da população para decidir o tema do próximo relatório de Desenvolvimento Humano e eu gostaria de sugerir uma entrevista exclusiva com o Flávio Comim, Coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro. O que acha?

Com o objetivo de ouvir toda a população, para entender o que precisa ser mudado no Brasil para melhorar a vida das pessoas, foi desenvolvida uma campanha chamada Brasil ponto a Ponto que estará no ar até 15/4. Com base nesta pesquisa nacional será definido o tema central do próximo relatório do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Mais informações no site: www.brasilpontoaponto.org.br. Em maio o PNUD publicará o resultado desta consulta e a seguir dará início a suas pesquisas e análises.

A campanha Brasil Ponto a Ponto tem por objetivo estimular o debate em todo o país sobre o que precisa ser mudado no Brasil para melhorar a vida das pessoas. A partir desse debate, será definido o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Todos os brasileiros podem participar registrando a sua opinião, em texto ou vídeo, no site www.brasilpontoaponto.org.br. A campanha é uma iniciativa do PNUD, que conta com a parceria e apoio de várias instituições.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está iniciando o processo de elaboração do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional. O relatório busca captar os desafios ao desenvolvimento humano no país e discutir alternativas para o trabalho rumo à superação desses desafios.

O PNUD elabora periodicamente o Relatório de Desenvolvimento Humano internacional, que registra o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos diversos países. Além do Relatório internacional, os escritórios do PNUD localizados em cada país podem produzir também relatórios nacionais, que discutam temas relevantes para o desenvolvimento humano daquela nação. No Brasil, foram elaborados até hoje apenas três Relatórios de Desenvolvimento Humano nacionais: 1996 (Desenvolvimento Humano no Brasil), 2000 (Atlas de Desenvolvimento Humano) e 2005 (Racismo, Pobreza e Violência). No entanto, em outros países, vários relatórios nacionais já foram produzidos.

Nesse contexto, o PNUD Brasil está desenvolvendo um novo Relatório de Desenvolvimento Humano nacional, almejando contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento humano no país. Para alcançar esse objetivo, algumas inovações no processo de elaboração do Relatório foram propostas.

Ao mencionar-se a elaboração de um Relatório de Desenvolvimento Humano, a primeira impressão pode ser de que se trata de mais um documento. No entanto, é importante enfatizar que o foco aqui não é apenas a elaboração de um documento final, mas sim em todo um processo de participação social e de construção de parcerias com foco na superação de desafios para o desenvolvimento humano no país.

A primeira inovação está na forma de definição do tema para o relatório. Como parte desse processo, o PNUD promove consultas à população em geral para definição do tema a ser desenvolvido pelo relatório, de forma a fomentar um processo participativo e também buscando um documento final que esteja mais próximo às necessidades da população em geral. Esse é o objetivo da campanha Brasil Ponto a Ponto: ouvir toda a população, para entender o que precisa ser mudado no Brasil para melhorar a vida das pessoas.

Fonte: http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=25368

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *