Entre 21 e 25 de setembro de 2009, será realizada a 1º Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneei), que terá caráter consultivo e apresentará um conjunto de propostas para orientar a formulação de políticas públicas em todos os níveis do governo. No momento, acontecem pelo País as etapas regionais, com debates centrados na questão de como construir, de forma autônoma, um sistema próprio de educação escolar indígena no Brasil, respeitando a diversidade.
Dentre os objetivos da Connei estão, a partir da consulta a representantes dos Povos Indígenas e a organizações da sociedade civil, a reflexão “sobre as realidades e as necessidades educacionais para o futuro das políticas de educação escolar indígena”, bem como “propor diretrizes que possibilitem o avanço da educação escolar indígena em qualidade e efetividade” (leia aqui o regimento da Conferência).
As contribuições das etapas regionais serão analisadas pelos delegados na Conferência de setembro. Nessa etapa, participarão 800 pessoas, 450 delegados indígenas, 150 de instituições e 200 observadores e convidados. O documento final será encaminhado para debates da Conferência Nacional de Educação (Conae), prevista para abril de 2010. A previsão do Ministério da Educação é a realização de conferências em 1.600 das 2.517 comunidades escolares registradas pelo ministério.
Mais informações em www.campanhaeducacao.org.br e www.mec.gov.br