Minuto da inclusão – Programas 675 a 677

minuto_da_inclusao
Na imagem, logotipo do Minuto da Inclusão: um relógio simulando uma pessoa de braços abertos contornada por um círculo incompleto.

Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre os links e aguarde
o player ser exibido na janela popup.

Programas 675, 676 e 677

Programa: 675

Olá Brasil!
No último dia 14 de abril foi comemorado o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. Na ocasião, foi reforçada a idéia de uma escola comprometida com a formação de cidadãos, que promova valores democráticos e o respeito pela diversidade humana. Nesse contexto, surge a necessidade de se propor novas estratégias e de se efetivar diferentes ações que revertam o histórico quadro de exclusão escolar vivido por diversos segmentos sociais.
No caso das pessoas com deficiência, atualmente no Brasil está ocorrendo uma transição entre o modelo da educação especial para o modelo da educação inclusiva. Nós, do Minuto da Inclusão, que acreditamos no modelo inclusivo, lembramos: ele só será possível quando o sistema educacional público oferecer uma educação de qualidade para todas as crianças e com professores bem remunerados. É essa a nossa bandeira!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Programa: 676

Olá Brasil!
As pessoas com deficiência visual que circulam por São Paulo terão à sua disposição mapas táteis nas estações de metrô. O objetivo é facilitar a orientação desse público nas regiões em torno de cada estação, através de mapas que reproduzem em alto relevo o urbanismo de cada área. A estação Santa Cecília, na região central da cidade, foi a primeira a receber o mapa. O projeto foi elaborado por especialistas do departamento de arquitetura das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU. A próxima estação a receber o mapa será a de Santa Cruz, que fica perto da Fundação Dorina Nowill para Cegos. As duas experiências servirão como teste para que os próximos mapas sejam aperfeiçoados. Esperamos que essa iniciativa estimule outras cidades a desenvolverem projetos similares em estações de metrô e outros locais públicos.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Programa: 677

Olá Brasil!
Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Festival de Cinema “Assim Vivemos”. O objetivo é conhecer todas as novas produções relacionadas às pessoas com deficiência. Ou seja, filmes de ficção com atores com deficiência e documentários ou animações sobre pessoas com deficiência. Serão analisados  personagens, novas idéias, diferentes abordagens, propostas e estéticas. Leia o Regulamento do Festival, preencha a Ficha de Inscrição e envie seu vídeo! A inscrição on-line pode ser feita até o dia 11 de maio. Já o material para seleção deve ser enviado até o dia 22 de maio. Anote o endereço: www.assimvivemos.com.br, www.assimvivemos.com.br.
A arte é uma ótima ferramenta para derrubar preconceitos e o Festival “Assim Vivemos” é uma boa oportunidade para isso. Participe e boa sorte!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *