Projeto incentiva inclusão de pacientes com esquizofrenia

A novela “Caminho das Índias”, transmitida pela Rede Globo, está discutindo um tema ainda pouco falado no Brasil: a esquizofrenia. Representado na novela pelo ator Bruno Gagliasso, o paciente com o problema começa a apresentar os sintomas da doença mental crônica e a sentir os primeiros impactos sociais e familiares da condição, que atinge quase 1% da população no País, aproximadamente 1,8 milhão de brasileiros.

Com o objetivo de promover a inclusão social dos portadores desta condição e auxiliar no tratamento, a Janssen-Cilag, referência no desenvolvimento de tratamentos para disfunções no sistema nervoso central, promove a 2º Edição do concurso cultural “Arte de Viver” e conta com o apoio dos maiores especialistas no tema do Brasil.

“O Programa Arte de Viver colabora com a reintegração do portador de esquizofrenia, favorecendo sua inclusão à sociedade, estimulando-os a participar de atividades produtivas”, afirma o Prof. Dr. Mário Rodrigues Louzã Neto, coordenador do Projeto Esquizofrenia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A esquizofrenia é uma doença mental crônica com causas multifatoriais.  Os sintomas normalmente se manifestam no fim da adolescência e podem incluir retraimento social, alucinações visuais e auditivas bem como idéias delirantes. “Além do tratamento medicamentoso, que controla os sintomas, as abordagens psicossociais contribuem para a reabilitação do paciente, melhorando sua qualidade de vida”, afirma Louzã.

Pacientes portadores de esquizofrenia em todo o país receberam mais de três mil kits, com pincéis, tintas e tela, e foram incentivados por médicos e profissionais especializados em saúde mental a produzir obras de pintura e literatura. Os trabalhos farão parte de um grande concurso e serão avaliados por um júri composto por artistas, psiquiatras e professores de artes plásticas. As três melhores obras receberão prêmios e as cem mais votadas, de pintura e literatura, farão parte de dois livros sobre o projeto.

A Janssen-Cilag é uma indústria farmacêutica reconhecida mundialmente pela inovação no desenvolvimento de medicamentos e serviços de alta qualidade para aprimorar a vida das pessoas e atender a necessidades médicas. A empresa opera em quase todos os países do mundo e é referência em uma série de áreas terapêuticas, como no tratamento da dor, oncologia, doenças infecciosas, saúde da mulher, nefrologia e doenças gastrintestinais. Mais informações sobre a Janssen-Cilag no site www.janssen-cilag.com.

Fonte: http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=25616

2 Comments

  1. Estou pesquisando sobre a acessibilidade do aluno portador de esquizofrenia para defesa de pós graduação, e preciso de informações sobre o mecanismo que está sendo utilizado para incluir os alunos que sofrem desse mal. Além do trabalho que deverei desenvolver ainda gostaria de saber mais sobre o assunto para melhorar as condições de um aluno que é matriculado na escola em que atuo, mas que está impedido de frequentar a sala de aula por pescrição médica. O que nos deixa indignados, pois das poucas vezes que o aluno compareceu ao colégio queria saber das atividades propostas para que ele fizesse em casa. O que também foi proibido por ordem médica. Após algumas intervenções, no papel de pedagoga conseguimos liberação para que ele pudesse receber as atividades para casa. Gostaria que me informassem se já existe proposta de3 atendimento efetivo para estes casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *