O Tribunal de Contas de Mato Grosso vai oficializar sua adesão à “Campanha da Acessibilidade – Siga essa Idéia”, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade). O Termo será assinado nesta quinta-feira (07.05), às 15 horas, pelo conselheiro presidente, Antonio Joaquim , a presidente do Conade, Denise Granja e o secretário Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo de Tarso Vannuchi.
A campanha visa sensibilizar e mobilizar a sociedade em relação ao respeito às diferenças e aos direitos fundamentais de todas as pessoas, proporcionando à elas o direito da plena utilização dos espaços de uso coletivo. Cabe ao TCE-MT, nessa parceria, dar visibilidade aos propósitos da campanha e também viabilizar a execução de melhorias dos acessos a pessoas com deficiência, seja ela física, sensorial (auditiva e visual), intelectual ou múltipla.
Com essa parceria, o TCE de Mato Grosso espera ampliar suas ações nesse sentido, já que as novas instalações da instituição foram construídas com adaptações como rampas, elevadores e banheiros adaptados. Nos eventos de incentivo ao controle social, o Tribunal já vem distribuindo materiais adaptados a deficientes visuais e auditivos, como o gibi em braille e eletrônico, em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e em seu último concurso público destinou vagas a portadores de deficiências.
Setenta e seis entidades de todo o Brasil já participam da campanha. O TCE-MT será o segundo órgão mato-grossense aderir à campanha. O primeiro a assinar foi o Ministério Público do Estado.
Nessa campanha “Acessibilidade – Siga essa Idéia” o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade) atua em articulação com a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), órgão da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.