Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre os links e aguarde
o player ser exibido na janela popup.
Programa 691 – Programa Especial da TV Brasil
Olá Brasil!
Recentemente o Programa Especial, veiculado pela TV Brasil e pioneiro na temática da inclusão, comemorou cinco anos no ar. A atração é apresentada pela jornalista Juliana Oliveira, formada pela Universidade Federal Fluminense, e que possui deficiência física desde 1998. O programa também conta com a participação de Fernanda Honorato, a primeira repórter com síndrome de down do mundo. Segundo a diretora Ângela Reiniger, a escolha dessas profissionais segue o pensamento transmitido pelo lema do movimento social de pessoas com deficiência “nada sobre nós, sem nós”. Além disso, Ângela afirma que o programa é uma ótima oportunidade para as pessoas com deficiência conhecerem casos semelhantes aos seus e pedirem informações e também, aumentarem sua auto estima. Confira o Programa Especial às terças ao meio-dia, às quintas às 19 horas e aos sábados também ao meio-dia sempre pela TV Brasil.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Rede Saci
Programa 692 – Descoberta genética sobre o autismo
Olá Brasil!
Cientistas de trinta instituições de pesquisa nos Estados Unidos acabam de dar uma importante contribuição ao conhecimento sobre o autismo. Pela primeira vez se identificou uma relação direta entre o código genético humano e a ocorrência da síndrome. Ou seja, os estudos mostraram que um gene ligado ao autismo aparece em alta concentração em regiões do cérebro que regulam a fala e a interação social. Contudo, a descoberta dessas variações genéticas reforça duas pesquisas recentes: A primeira mostrou que crianças com autismo ou síndrome de Asperger podem ter conectividade reduzida entre neurônios. Já a segunda verificou que não há um desenvolvimento normal nos lobos frontais do cérebro em pessoas com autismo. Nós, do Minuto da Inclusão, esperamos que essas pesquisas contribuam efetivamente para a qualidade de vida das pessoas com autismo.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Portal Terra
Programa 693 – Sobre o Decreto Federal 5296
Olá Brasil!
O Ministério Público do Rio de Janeiro determinou à União, ao estado e ao município que tornem os prédios públicos da cidade acessíveis no prazo de um ano. A ordem judicial resultou de uma ação civil pública de 2007, em que são autores o Ministério Público Federal e o Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A pena pelo não cumprimento da determinação foi estabelecida em multa diária de dez mil reais por prédio sem acessibilidade. O objetivo é efetivar o Decreto Federal 5296, de 2004, que já previa a adaptação dos prédios federais, estaduais e municipais até junho de 2007. A Justiça definiu a realização de quatro reuniões de acompanhamento das obras e designou um perito para acompanhar o caso. Infelizmente, o Decreto Federal 5296 ainda não saiu do papel em muitas cidades, mas não vamos parar de cobrar sua efetivação! É um direito das pessoas com deficiência.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: www.sidneyrezende.com