Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre os links e aguarde
o player ser exibido na janela popup.
Programa 694 – Envelhecimento e Deficiência
Olá Brasil!
Os direitos das pessoas com deficiência têm ocupado mais espaço no debate sobre políticas públicas. Isso porque o envelhecimento da população mostra que a experiência da deficiência não é uma condição inesperada, mas, na verdade, uma condição com a qual todas as pessoas poderão conviver. Além disso, hoje a deficiência não é mais vista como uma tragédia pessoal e sim como uma questão social. Ou seja, a existência ou não de acessibilidade é que determina o grau de limitação da pessoa. Ela será menor quando houver boas calçadas, rampas, banheiros adequados, informação em braile, áudio-descrição, intérpretes de Libras, entre outros recursos. E isso também vale para pessoas temporariamente engessadas, idosas, obesas, gestantes, recém-operadas, etc. Pense nisso antes de utilizar a vaga reservada para pessoas com deficiência. Você pode ser ela amanhã.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 695 – Informações sobre a Baixa Visão
Olá Brasil!
Você sabia que a maioria das pessoas com deficiência visual possuem baixa visão? Ou seja, 80% dessa parcela da população conseguem ver parcialmente pessoas e objetos. Tudo depende do ambiente, das cores, do tamanho, se está noite ou dia e do tipo de deficiência visual. Para ler, algumas dessas pessoas usam equipamentos eletrônicos que ampliam os textos na tela de uma televisão, o que possibilita trabalhar e estudar. Outras, mesmo com uma visão parcial, usam a bengala, pois sentem dificuldade de enxergar o chão, em lugares com pouca iluminação ou durante a noite. Cada caso é um caso e deve ser avaliado conforme as necessidades da pessoa. E é importante lembrar que muitos com baixa visão não parecem ter uma deficiência visual, por isso se tiver dúvida, pergunte. O preconceito é o principal obstáculo no caminho dessas pessoas.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 696 – Feliz Dia das Mães
Olá Brasil!
Já falamos bastante sobre a importância da família durante o processo de inclusão social das pessoas com deficiência. São os familiares, principalmente os pais, que estão ao lado das pessoas com deficiência em todos os momentos, buscando juntos os melhores caminhos para que estas tenham uma boa qualidade de vida. No último domingo foi comemorado o Dia das Mães e, nós do Minuto da Inclusão, não podemos deixar de prestar nossa homenagem a todas as mães de pessoas com deficiência. Elas que enfrentam o preconceito e as dificuldades impostas pela sociedade para garantir a seus filhos os seus direitos básicos. Porém, muitas atitudes discriminatórias e a falta de serviços públicos de qualidade ainda fazem parte do cotidiano da maioria da população brasileira. Nós estamos ao lado dessas famílias e vamos continuar na luta para mudar essa realidade. Então, um parabéns especial a todas as mães de pessoas com deficiência.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 697 – Intérpretes de Libras para educação no Paraná
Olá Brasil!
Um professor de inglês em Colombo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, se recusou a dar aula para uma turma da quinta série que tem um aluno com deficiência auditiva. O caso revoltou a mãe do estudante, que até o ano passado estudava em uma escola especial. A Secretaria de Estado da Educação publicou um edital em caráter emergencial para a contratação de um tradutor de Libras, Língua de Sinais Brasileira. A Secretaria diz que tem trezentos e noventa e oito tradutores de Libras, mas que enfrenta dificuldades para encontrar novos profissionais. No estado há trinta e oito mil alunos com deficiência matriculados no ensino comum e quarenta e dois mil ainda em escolas especiais. Profissionais, interpretes de LIBRAS, interessados podem procurar a Secretaria pelo telefone código 41 3351-6620, 41 3351-6620
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: G1