Jornada de arquitetura inclusiva x mercado da construção

A Arquitetura Inclusiva é uma realidade internacional que começa a conquistar espaços importantes no Brasil. Trata-se de considerar uma maior diversidade de usuários nos projetos de produtos e ambientes. Diante das regras globais de sustentabilidade impostas ao mercado da construção, os princípios da Arquitetura Inclusiva garantem redução de custos e de resíduos provenientes de processos de adaptação dos espaços. No mercado competitivo, a inclusão é um diferencial da arquitetura que beneficia não somente os usuários, mas toda a cadeia de produção envolvida.

Mas como mensurar o valor de projetos inclusivos, encontrar produtos alinhados com essa proposta, capacitar profissionais, sensibilizar os consumidores do custo-benefício e posicionar a Arquitetura Inclusiva no concorrido mercado imobiliário? O Instituto Brasil Acessível – IBA e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura – IBDA idealizaram a 1ª Jornada Nacional de Arquitetura Inclusiva (Millenium Centro de Convenções, Edifício Sede Secovi) buscando responder a essas e outras questões.

O evento será realizado em São Paulo nos dias 16 e 17 de junho e contará com uma Mostra de Produtos Inclusivos. Especialistas, construtoras renomadas (Tecnisa, J.Bianchi, Marcondes Perito), órgãos públicos (COHAB e CDHU) e universidades (UFSC, UFMG) participarão da sequência de palestras e debates, mostrando ao público presente que, além de sua importância social, a Arquitetura Inclusiva expande as oportunidades profissionais e de mercado.

A arquiteta Sandra Perito, presidente do IBA, explica que o momento econômico atual exige, de profissionais e empresas, visão empreendedora e qualidade de produtos e serviços. “Cada vez mais a Arquitetura Inclusiva se torna imprescindível para atender a heterogeneidade e a demanda dos consumidores. As reduções cognitivas e de habilidades, resultantes do envelhecimento da população, são realidades que comprovam isso”. Profissionais, estudantes, empresas e interessados poderão se inscrever. Informações: www.arquiteturainclusiva.com.br. O Instituto Brasil Acessível (IBA) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cuja missão é promover a inclusão social por meio do ambiente construído, com atuação direcionada à promoção da educação, do desenvolvimento econômico e social e combate à exclusão, contribuindo para a integração dos indivíduos na plena cidadania. Sandra Perito é presidente do Instituto Brasil Acessível, arquiteta, Doutora pela Universidade de São Paulo na aplicação de arquitetura inclusiva.

Fonte: http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=25762

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *