Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre os links e aguarde
o player ser exibido na janela popup.
Programa: 698
Olá Brasil!
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, do Senado, deverá votar nesta semana projeto que aperfeiçoa a proteção dos direitos das pessoas com deficiência. O projeto visa, entre outras coisas, reforçar a garantia de apoio pedagógico especializado e o acesso a equipamentos, procedimentos e dependências de uso comum nos estabelecimentos de ensino. Também, visa a inclusão de conteúdos curriculares sobre as pessoas com deficiência nos cursos de nível superior e a formação de recursos humanos para o atendimento desse público. Se aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, o projeto irá à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa onde receberá decisão terminativa. Nós, do Minuto da Inclusão, achamos importante aperfeiçoar nossa legislação, mas infelizmente a maioria das leis que conquistamos ainda não saíram do papel. Para que saiam, depende de nós.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Agência Senado
Programa: 699
Olá Brasil!
A cidade do Rio de Janeiro integra à sua frota de transporte coletivo quinhentos ônibus acessíveis para pessoas com deficiência. Esta nova frota é equipada, além dos elevadores, com identificação dos bancos preferenciais e de barras de apoio na cor amarela. A iniciativa é uma das ações que atende ao Decreto 5296, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência. A prefeitura também confirmou que vai investir na acessibilidade de ruas, calçadas e prédios públicos. Além da efetivação da lei, o objetivo é cumprir uma das exigências do Comitê Olímpico Internacional para a escolha da sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Assim, até o fim deste ano serão mil e quinhentos ônibus acessíveis na cidade e a previsão é de que os oito mil veículos estejam acessíveis até 2014. Demoro!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: odia.terra.com.br
Programa: 700
Olá Brasil!
Informamos recentemente sobre um novo espaço para debates sobre aids e pessoas com deficiência.no “Prevenção na Rede: Fórum Virtual sobre DST/Aids”. Hoje vamos corrigir esta informação, pois o debate se encerrou no mês de abril. Desse modo, vamos passar agora uma síntese daquilo que foi discutido. O debate focou a invisibilidade do tema “sexualidade das pessoas com deficiência” e nas dificuldades de lidar com esse assunto na família e nas escolas. Também, foi ressaltado a falta de materiais e ações educativas de prevenção para esse público, de acordo com suas especificidades. Assim, foi incentivada a inclusão de informações sobre deficiências em materiais produzidos para a prevenção, além da produção de materiais com áudiodescrição, libras, braile e linguagem simples. Traremos nos próximos programas informações sobre novos debates relacionados a esse tema.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa: 701
Olá Brasil!
A Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo fará um mapeamento em todo o Estado para que se torne referência em acessibilidade. Esta iniciativa visa proporcionar ações mais efetivas voltadas à inclusão social desse público em todas as cidades paulistas até 2015. A proposta foi apresentada na cidade de Marília, em uma Oficina com a participação de representantes de cinqüenta e uma cidades da região. Segundo o assessor político da Secretaria estadual, Carlos Alberto Cruz, o objetivo é que todas as cidades paulistas tenham ações para facilitar o dia-a-dia das pessoas com deficiência. A maioria das cidades do estado, principalmente as pequenas, não executam trabalhos voltados à essa questão e possuem muitos problemas, por exemplo, em relação à acessibilidade. Nós, do Minuto da Inclusão, vamos acompanhar essa iniciativa e cobrar sua efetivação.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.