Professores debatem educação inclusiva

Da Redação
Agência Pará

Cerca de 100 professores da rede pública estadual de ensino participam até sexta-feira (22) do curso de formação “Educar na diversidade”, promovido pela Coordenação de Educação Especial (Coes) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). As aulas são ministradas no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na avenida João Paulo II.
Participam do curso professores de escolas da Região Metropolitana de Belém (RMB) e de 12 municípios do interior do Estado. Para trocar informações e experiências, vieram à capital paraense os professores e pesquisadores Jean Robert Poulin, PHD em deficiência mental, e Eliene Vieira, mestre em educação, que ministram a formação.
De acordo com o coordenador da Coes, Adenilson Souza, trata-se de uma formação específica para aqueles que fazem o atendimento educacional especializado, baseada na Política Nacional de Educação Especial. “A formação visa fazer com que o professor entenda o contexto de uma sala multisseriada”, explicou Souza.
Para a pesquisadora Eliene Vieira, para que a sala de aula seja inclusiva, é fundamental que o professor mude sua percepção sobre o aluno com deficiência. Segundo ela, há muita dificuldade na hora de avaliar o aluno. Por isso, essa tarefa deve ser diferenciada.
A opinião da pesquisadora é compartilhada pelo professor de matemática André Luiz Pereira da Silva, da Escola Estadual Walkise da Silveira Viana, localizada no município de São Félix do Xingu. “A formação é fundamental, porque, às vezes, a gente se sente inseguro e não tem tanto tempo para buscar material de apoio. Além disso, as informações na internet nem sempre tem fonte”, disse.

Mari Chiba – Seduc

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=44960

One Comment

  1. A escola Walkise a cima citada não é em São Felix do Xingu, Mas sim no municipio de Marabá, no bairro de São Felix II

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *