A ABONG – Associação Brasileria de Organizações Não-Governamentais publicou hoje opinião sobre o tema da redução da idade penal.
Cada vez que um(a) adolescente comete um ato infracional, o tema da redução da maioridade penal volta à baila. Vozes conservadoras tomam conta dos plenários, da mídia e de outros espaços para tentar convencer a sociedade de que encarcerar adolescentes e torná-los(as) sujeitos(as) a punições semelhantes a de adultos(as) que cometem crimes é a solução definitiva para a sensação de impunidade, que segundo essas mesmas vozes, é o motor da criminalidade e da violência.
Qualquer pessoa que já tenha visitado uma prisão ou visto fotografias e imagens de celas e presídios se pergunta se esse ambiente é capaz de transformar ou re-socializar alguém. Se a situação desumana em que se encontram as masmorras chamadas de presídios impedem qualquer adulto de manter a dignidade e empreender um processo de reabilitação, o que dizer de um(a) adolescente, em pleno processo de formação e socialização?