SP – Deficiência e autonomia no Papo Inclusivo

XXVI Papo Inclusivo

O CEMUPI – Centro de Estudos Multidisciplinares Pró Inclusão convida para o
XXV Papo Inclusivo discutindo autonomia e vida independente de pessoa com
deficiência com o CVI (Centro de Vida Independente) Araci Nallin.

“Papo Inclusivo” é um encontro de pessoas com deficiência, pais,
parentes, educadores, médicos e terapeutas ligados à questão da deficiência
e à Inclusão, sobre temas como Saúde, Educação, Comportamento, Trabalho e
Legislação. A cada mês um convidado fala sobre um tema específico e debate
esse assunto com os presentes. Essa apresentação/debate dura cerca de 1h30,
um sábado por mês, à tarde e tem um caráter bastante informal

Deficiência e autonomia
Data: 30 de Agosto de 2008 – Sábado – 15h
Local: Faculdade de Belas Artes – Auditório Rafael Galvez Dazzani – R. Dr.
Álvaro Alvim, 90 – Vila Mariana – São Paulo (em frente à ESPM)
Flavia Maria de Paiva Vital – Analista de Gestão da CET/SP, Diretora de
Relações Institucionais do CVI Araci Nallin.

O CVI-AN foi fundado em 27 de abril de 1996, tendo por base os componentes
do NID-Núcleo de Integração de Deficientes, uma organização de caráter
reivindicatório, formada por pessoas com e sem deficiência que, desde sua
criação, em 1980, contribuiu ativamente para a construção das políticas
nacional, estadual e municipal referente às pessoas com deficiência. Em
1993, os membros do NID criaram o Grupo de Vida Independente para estudar o
conceito e a filosofia de vida independente. Em 1996, decidiram concretizar
seu aprendizado e fundaram o CVI-AN, que recebeu esse nome em homenagem a
Araci Nallin, uma das pioneiras do movimento em defesa dos direitos das
pessoas deficientes e fundadora do NID.

Inscrições gratuitas : inclusao@gmail. com

Serão emitidos certificados de participação.
Vagas Limitadas

Realização:
CEMUPI – Centro de Estudos Multidisciplinar Pró-Inclusão

Próximos encontros
27 de Setembro – Géni Fávero – Cultura surda ou cultura com os surdos ?
25 de Outubro – Jovens do Carpe Diem – MAPA – Montagem autodeterminada de
plano de ação

CEMUPI Centro de Estudos Multidisciplinar Pró-Inclusão
Inclusão : ampla, geral e irrestrita

O CEMUPI surge da necessidade de se congregar esforços e competências de
pessoas de diferentes áreas do conhecimento, para planejar e executar
projetos que visam à transformação das escolas, para que se tornem espaços
abertos às diferenças.

A intenção deste grupo é de pesquisar as formas de eliminação das barreiras
educacionais que excluem crianças e jovens das nossas escolas, interrompendo
suas trajetórias escolares por motivos os mais diferentes, relacionados aos
processos de ensino e de aprendizagem.

A cultura da diversidade vai nos permitir construir uma escola de qualidade,
uma didática de qualidade e profissionais de qualidade. Todos teremos de
aprender a “ensinar a aprender”. A cultura da diversidade é um processo de
aprendizagem permanente, onde TODOS devemos aprender a compartilhar novos
significados e novos comportamentos de relações entre as pessoas. A cultura
da diversidade é uma nova maneira de educar que parte do respeito à
diversidade como valor.

ÁREA TEMÁTICA E PESQUISAS

O CEMUPI pertence à Faculdade de Educação do Centro Universitário Belas
Artes e passa a ter a co-gestão do Grupo de Estudos Projeto Roma Brasil e
dos Papos Inclusivos do Grupo Síndrome de Down.

O Centro tem como objetivo desenvolver um modelo teórico/prático de inclusão
que possa ser usado pelas escolas, que não pretende ser um livro de
receitas , mas sim um plano de vôo que ajude a viabilizar efetivamente as
práticas educativas inclusivas.

O grupo é multidisciplinar formado por pessoas, nem todas vinculadas
profissionalmente à Educação, mas preocupadas com o tema.

As pesquisas desenvolvidas pelo grupo referem-se a :

Þ Educação para todos
Þ Formação de Professores para a educação inclusiva
Þ Transversalidade e educação

ATIVIDADES
· desenvolvimento de projetos de pesquisa que possam ser aplicados em
escolas, instituições e organizações que adotam princípios inclusivos em
suas áreas de atuação educacional e/ou terapêutica;
· estudo sistemático e atualizado da literatura sobre ensino e
diferenças na educação;
· intercâmbios com centros nacionais e internacionais ligados à área
temática do CEMUPI;
· integração de conhecimentos sobre temas da área por meio convênios
de cooperação técnico-cientí fica com instituições de pesquisa e de ensino
nacionais e internacionais;
· organização de encontros, seminários, congressos científicos;
· constituição de um acervo de trabalhos internos e externos ao
CEMUPI e publicação de produções do CEMUPI em mídias especializadas.

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