Concebido para eliminar barreiras comuns que impedem o acesso de cegos e deficientes físicos às páginas da web, o site é uma iniciativa do Selur e foi desenvolvido pela Rede Saci
Foi lançado nesta semana, em São Paulo, o site www.selursocial.org.br, que hospeda o SIVC – Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoa com Deficiência. A iniciativa deste site de empregos inovador é do Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo) e está amparada na experiência de inclusão social da Rede Saci (Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação para pessoas com deficiência).
O objetivo do site é ser uma ponte entre pessoas com deficiência que procuram um emprego e as empresas que buscam profissionais com deficiência para fazer parte de suas equipes e assim cumprir as exigências da Lei 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas. O principal diferencial desta ferramenta é permitir que pessoas com deficiência possam navegar em suas páginas sem necessidade de ajuda de terceiros.
“O site será uma ferramenta gratuita para ser usada por empresas de qualquer setor da economia, em nível nacional, e acessível a pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja física ou visual”, afirma Ariovaldo Caodaglio, presidente do Selur, sindicato que representa 57 empresas que atuam na limpeza urbana.
Entre os diferenciais de acessibilidade, o site não tem listas prontas para inclusão de dados nos campos da cidade e da profissão. Cada usuário digita suas opções, o que facilita muito o preenchimento dos campos por pessoas com dificuldade motoras ou deficiência visual.
“Para um cego que usa leitor de tela, esta é uma mudança fundamental. Ele não precisa ouvir todas as cidades ou profissões cadastradas até chegar a sua opção, o que tornaria o preenchimento do cadastro extremamente cansativo”, explica Lucy Gruenwald, especialista em acessibilidade e colaboradora da Rede Saci.
Isto será possível porque a arquitetura do site previu recursos que não atrapalham o visual da página, mas facilitam a navegação por pessoas com algum tipo de limitação. O site também não usa recursos em flash, que não são percebidos pelo leitor de tela. Outra facilidade é que, uma vez preenchido o cadastro, o site arquiva os dados, permitindo atualizações futuras e até a impressão do currículo formatado.
Também foram tomados cuidados especiais em relação à linguagem utilizada e aos mecanismos de detecção de eventuais erros no preenchimento do cadastro no site. No caso da linguagem, a preocupação foi em usar termos e expressões de fácil compreensão para pessoas de diferentes classes sociais e níveis de escolaridade e, para que erros durante o preenchimento possam ser corrigidos de forma rápida, o site conta com sinalização e ferramentas para simplificar o ajuste.
Como a proposta é ser um instrumento de inclusão, o site não permite que a empresa selecione o candidato por tipo de deficiência ou faixa etária. “A busca não pode partir de um princípio discriminatório. Do contrário, já na seleção a empresa poderia eliminar muitos profissionais”, explica Ana Maria Barbosa, coordenadora da Rede Saci.
Para cadastrar vagas de empregos ou currículos, acesse: www.selursocial.org.br