
Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre os links e aguarde
o player ser exibido na janela popup.
Programa 752 – MEC lança tecnologia para pessoas com deficiência visual
Olá Brasil!
Alunos com deficiência visual terão acesso a qualquer livro ou documento a partir de uma nova tecnologia que transforma texto em áudio. Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Ministério da Educação desenvolveu uma ferramenta de produção de livro falado. A inovação foi denominada de Mecdaisy e estará disponível gratuitamente no portal do MEC para qualquer interessado. A ferramenta permite acesso a qualquer tipo de informação escrita disponível para leitura no computador, a partir de narração em áudio ou adaptação em caracteres ampliados. Além disso, a tecnologia oferece opção para impressão em braile e recursos de navegabilidade muito simples através do teclado ou do mouse. Nos próximos programas traremos mais informações sobre essa ótima novidade.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Rede Saci
Programa 753 – Cartilha sobre a classificação indicativa para pessoas com deficiência auditiva
Olá Brasil!
A Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça lançou a cartilha “A Classificação Indicativa na Língua Brasileira de Sinais”. A Secretaria é responsável pela Classificação Indicativa de obras audiovisuais, programas de televisão, jogos eletrônicos e de interpretação. Essa classificação visa a proteção de crianças e adolescentes a conteúdos inadequados. A publicação, resultado de pesquisa inédita no Brasil, foi realizada com apoio de profissionais e órgãos especializados no assunto e ainda de pessoas com deficiência auditiva. Ela possui ilustrações e apresenta o universo formado por pessoas com dificuldade de audição, além de orientar o profissional de TV a transmitir a mensagem da Classificação Indicativa. Conheça o conteúdo da cartilha e mais sobre Classificação Indicativa no site: www.mj.gov.br, www.mj.gov.br
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Envolverde – Revista Digital de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Programa 754 – Primeira sustentação de um advogado cego no Brasil
Olá Brasil!
O advogado da União Cláudio Panoeiro fez, no fim de junho, a primeira sustentação oral de um advogado com deficiência visual no Superior Tribunal de Justiça. Ele defendeu a União no caso do Horto Florestal do Tatu, localizado no município de Limeira, em São Paulo, que entrou na Justiça reclamando a posse da área. No Rio de Janeiro, Cláudio é coordenador do Departamento de Patrimônio e Probidade Administrativa e nas últimas semanas prestou apoio temporário no Departamento em Brasília. O advogado considerou o fato um passo relevante para a história das pessoas com deficiência no país, dos advogados públicos e do Poder Judiciário. Um ótimo exemplo da Advocacia-Geral da União de garantia de igualdade de oportunidades para todos os brasileiros, sem qualquer distinção. E esperamos ver cada vez mais exemplos desse tipo em todas as áreas da sociedade.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: www.jusbrasil.com.br
Programa 755 – Manifesto contra a homofobia na Rede Globo
Olá Brasil!
No final de junho, o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais Toni Reis, encaminhou uma carta aberta para o apresentador Faustão, da Rede Globo. O documento apresentava diversos momentos em que o apresentador se referiu às pessoas homossexuais através de expressões pejorativas e preconceituosas como “gazela” e “boiola”. Segundo Toni Reis é durante esses momentos que a platéia ri de uma situação muito triste no Brasil e no mundo, a homofobia, atitude que só reforça e difunde a discriminação na sociedade. Nós, do Minuto da Inclusão, temos como princípio o respeito pela diversidade humana. E, por isso, acreditamos que os meios de comunicação devem veicular seus programas e suas informações de acordo com este princípio. Esta é nossa principal razão de existir.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: virgula.uol.com.br