O Seminário, que contou com o apoio da SEESP/MEC, além de capacitar multiplicadores, comprometeu os participantes com a luta contra o preconceito e a discriminação e com a Educação de qualidade para todas as pessoas.
Entre as deliberações do seminário, está a função da FBASD de direcionar e capacitar as suas associações para que o direito à educação inclusiva, inquestionável e indisponível seja de tirado do papel e que todas os alunos estejam matriculados nas classes comuns da escola regular.
Outro fato importante foi a carta compromisso com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em homenagem ao aniversário da ratificaçao e assinada por todos os presentes e o compromisso em participar das conferências regionais de educação com o objetivo de estarmos juntos na CONAE 2010, defendendo a Educação Inclusiva para Todos, ou seja, a Educação que qualidade.
Na noite do dia 9/7 foi comemorado o 1º aniversário da ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência com a presença do Ministro adjunto da SEDH-PR, Dr. Rogério Sottili, Dr. Joelson Dias, Ministro do STE, Martinha Clarete, secretária de políticas de educação especial da SEESP/MEC, Claudia Grabois, presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e Denise Granja, presidente do CONADE-SEDH.
Na mesma ocasião, lideradas pela FBASD, 39 associações e 4 instituições entre elas a UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aderiram à Campanha da Acessibilidade do CONADE, que tem como objetivo o rompimento de barreiras, entre elas as atitudunais, e promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, para que possam de fato exercer a cidadania.
Estiveram presentes Izabel Maior, coorderadora da CORDE, Isaias Dias, representante da CUT no CONADE, Antonio Jose, presidente da ONCB e muitos outros conselheiros do CONADE e ativistas do movimento de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

2 Comments