Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre os links e aguarde
o player ser exibido na janela popup.
Programa 756 – Mais um time na Campanha de Acessibilidade
Olá Brasil!
A participação na Campanha de Acessibilidade do Conade está crescendo. Recentemente, foi a vez do Sport Club Internacional, do Rio Grande do Sul, entrar no time de entidades da sociedade civil que apóiam a iniciativa. A adesão ocorreu no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, no jogo da final da Copa do Brasil contra o Corinthians. O objetivo é sensibilizar e mobilizar a todos para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação e físicas que impedem as pessoas com deficiência de participarem da vida em sociedade. Já aderiram a Campanha ex-jogadores como Pelé, Zico, Roberto Dinamite e Rivellino e clubes como Botafogo, Santos, Fluminense, Grêmio, Cruzeiro e Atlético Mineiro. Somente com acessibilidade plena as pessoas com deficiência podem exercer seus direitos com igualdade de oportunidades. O inacessível é inaceitável! Siga essa idéia!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Secretaria Executiva do Conade.
Programa 757 – Novo site para cadastrar currículos de pessoas com deficiência
Olá Brasil!
Foi lançado o Sistema Integrado de Vagas e Currículos, no qual pessoas com deficiência poderão se inscrever e procurar vagas de emprego.O site surgiu a partir de uma iniciativa da Rede Saci e do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo. O site conta com várias facilidades que possibilitam seu uso por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Por exemplo, em vez de escolher opções de uma lista, o usuário digita as próprias informações, o que é mais prático para quem usa leitores de tela. A iniciativa teve o apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e do Ministério do Trabalho e Emprego. Conheça mais essa ferramenta para auxiliar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e facilitar o cumprimento da Lei de Cotas pelas empresas. Anote aí: www.selursocial.org.br, www.selursocial.org.br.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Rede Saci.
Programa 758 – Pesquisa sobre surdez em Juiz de Fora
Olá Brasil!
“Prevalência da surdez incapacitante no Brasil”. Este foi o trabalho vencedor do Primeiro Prêmio Inovação Medical Services: Novos Caminhos em Saúde Pública, lançado pela Sanofi-Aventis do Brasil. O estudo foi desenvolvido na Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora,em Minas Gerais, e será tema da tese de doutorado da médica Letícia Raquel Baraky. O objetivo é avaliar as questões que influenciam a surdez, e a cidade de Juiz de Fora servirá de modelo para que o estudo seja aplicado em outras cidades. Assim, o projeto pretende, ainda, avaliar a situação brasileira em relação aos problemas auditivos e direcionar ações eficazes para a sua redução e o tratamento precoce. Isso levando-se em conta também possíveis relações entre a surdez e fatores sócio-econômicos-culturais. Que esta pesquisa traga bons frutos para a saúde auditiva de toda a população.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Infoativo DefNet.